Entre os dias 22 e 29 de abril aconteceu o tradicional Retiro Inaciano, na comunidade Nossa Senhora da Estrada, em São Paulo (SP). Como ocorre anualmente, a temática central foi a dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, orientando os participantes a um tempo profundo de oração, silêncio e encontro pessoal com Cristo ressuscitado. Os pontos diários para a oração foram oferecidos por Fátima Barbuto, leiga comprometida com a espiritualidade inaciana.
Durante o retiro, estiveram presentes os padres Paulo D’Elboux, SJ, Alfonso Palacio, SJ, Valdir Marques, SJ, Luiz Fernando Klein, SJ, Paulo Pedreira, SJ, Francisco Ivern, SJ, Jesús Hortal, SJ, Cláudio Pires, SJ, Luis Quevedo, SJ, e Satílio da Silva, SJ, além dos irmãos José Procópio, SJ, e Pedro Gouvêa, SJ.
O início do retiro foi marcado por dois acontecimentos significativos que tocaram profundamente o coração de todos: na véspera (21), faleceu em Roma (Itália), o Papa Francisco, grande inspirador da Igreja e da Companhia de Jesus nos tempos atuais. Já no segundo dia do retiro (23), faleceu, no Hospital Santa Catarina, o Pe. César Augusto do Santos, SJ, que vivia na Comunidade. Ambas as perdas foram acolhidas em espírito de fé, e, em meio ao silêncio do retiro, tornaram-se ocasião de mais intensa comunhão com o Cristo sofredor e glorioso.
A jornada inaciana seguiu com profundidade espiritual. Cada dia terminava com a celebração da Eucaristia, momento de comunhão e renovação da esperança, seguido do jantar. O encerramento, no dia 29, foi vivido com um profundo espírito de consolação e gratidão a Deus, por tudo o que foi partilhado e vivenciado. Um tempo de graça, de escuta e de entrega nas mãos de Deus, que continua a chamar e a conduzir seus filhos no caminho da fé, da esperança e do amor.