home

Retiro Quaresmal completa 20 anos de sua publicação

O Retiro Quaresmal completa 20 anos de publicação. A Rede Inaciana de Colaboração, Fé e Espiritualidade (Rede Servir), em parceria com a Rede Diakonia, ambas da Companhia de Jesus no Brasil, elabora anualmente este roteiro de oração para ajudar a vivenciar o tempo litúrgico da Quaresma.

O Retiro Quaresmal é uma excelente mediação para viver com mais sentido e inspiração este tempo litúrgico tão nobre; ao mesmo tempo, ele nos abre a possibilidade de acessar nossa interioridade e destravar os impulsos relacionais que nos habitam: relação com Deus (oração), relação com os outros (esmola) e relação com as coisas (jejum). Os roteiros de oração propostos no livro, seguindo a metodologia inaciana de oração, foram elaborados por uma equipe de jesuítas e um leigo, com o desejo de ajudá-lo(a) a crescer na intimidade com o Senhor e na abertura fraterna a tantos que vivem à margem da vida: Pe. Inácio Rhoden, SJ, (Semana Introdutória); Pe. José Antônio Netto de Oliveira, SJ, (1ª. Semana); Pe. Adroaldo Palaoro, SJ, (2ª. Semana); Pe. Rogério Barroso, SJ, (3ª. Semana); João Melo (4ª. Semana); Pe. André Araújo, SJ, (5ª. Semana); Pe. Adroaldo Palaoro, SJ, (Semana Santa).

Precisamos, neste tempo litúrgico especial, reforçar os nossos laços fraternos, reconstruir os vínculos quebrados e alimentar a comunhão entre os diferentes. O Retiro Quaresmal 2024 vem ajudar a tornar a nossa vida mais fraterna, aberta e acolhedora e, por isso, usou com base inspiradora a Campanha da Fraternidade. Com o tema Fraternidade e amizade social — e o lema — “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8) –, somos chamados a despertar nossa sensibilidade solidária frente a atual realidade de divisão proporcionada principalmente pelas redes sociais. Não podemos continuar passivos e indiferentes frente a este problema. Onde há divisões e conflitos é sinal de que o Evangelho não está sendo vivido de modo coerente pelos cristãos.

O caminho da Quaresma passa pelo coração. Como seguidores de Jesus, somos chamados a retornar a Deus “de todo o coração”, a não nos contentarmos com uma vida medíocre, mas a crescer na amizade com o Senhor. E, quando alimentarmos a amizade com o Senhor, também amadureceremos nossa amizade com os outros e, unidos fraternalmente, celebraremos a Páscoa, a plenitude da vida cristã.

Que este material seja uma ferramenta para ajudar o leitor nesta “travessia” Quaresmal.

O Retiro Quaresmal 2024 está disponível para venda no site de Edições Loyola: https://www.loyola.com.br/produto/retiro-quaresmal-2024-5570

Compartilhe

Últimas notícias