A revista cultural da Companhia de Jesus, La Civiltà Cattolica, completará 175 anos de existência. Para celebrar este importante marco, será realizado um evento comemorativo na próxima terça-feira, 1º de abril, na Vila Malta, em Roma (Itália). A cerimônia contará com a presença do presidente da República Italiana, Sergio Mattarella.
A celebração será aberta pelo diretor da revista, Pe. Nuno da Silva Gonçalves, SJ, e incluirá discursos do Pe. Arturo Sosa, SJ, superior geral da Companhia de Jesus, do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e do professor Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio.
Fundada em 06 de abril de 1850, por iniciativa do Beato Pio IX, La Civiltà Cattolica é a revista cultural italiana mais antiga ainda em circulação. Desde sua criação, dedica-se a interpretar a história, política, cultura, ciência e arte à luz da fé cristã, alinhando-se às posições do Papa e da Santa Sé. Ao longo de seus 175 anos, a revista atravessou períodos históricos significativos, mantendo-se como um farol de reflexão intelectual iluminada pela fé cristã e profundamente engajada nas esferas cultural, social, econômica e política contemporâneas.
O Papa Francisco descreveu La Civiltà Cattolica como uma revista “única em seu gênero”, destacando seu papel como “revista ponte, de fronteira e de discernimento” em tempos de rápidas transformações e tensões globais. Este aniversário não apenas celebra a longa trajetória da revista, mas também serve como um momento de reflexão sobre seu futuro, conforme incentivado pelo Papa Francisco durante a publicação da edição número 4000: “Permanecei em mar aberto!”.
Atualmente, La Civiltà Cattolica é chamada a ser “a do bom samaritano”, conforme escreveu o Papa Francisco em mensagem enviada por ocasião do 170º aniversário da revista em 2020, exortando-a a “discernir a linguagem, combater o ódio, a mesquinhez e o preconceito”. Trata-se de uma voz que busca interpretar os sinais dos tempos e oferecer uma perspectiva profunda e atenta aos desafios contemporâneos.
A celebração dos 175 anos de La Civiltà Cattolica reafirma seu compromisso contínuo com a missão de promover um diálogo fecundo entre a fé e a cultura, mantendo-se fiel aos valores inacianos de discernimento e serviço à humanidade.
La Civiltà Cattolica em português
Desde 06 de abril de 2023, a revista La Civiltà Cattolica passou a ser publicada também em português, editada por Edições Loyola e Scripta Publicações. Com isso, a publicação tem alcançado leitores no Brasil, em Portugal e nos demais países de língua portuguesa, que representam um público significativo para sua missão de diálogo entre fé, cultura e sociedade.
“A chegada da edição em português de La Civiltà Cattolica ao Brasil representa um marco para o diálogo entre fé e cultura em nossa língua. Desde 1850, esta revista jesuíta tem iluminado a história, a política, a arte e a ciência à luz do Evangelho, sempre em sintonia com a Igreja e o Santo Padre. Que sua presença entre nós seja um convite à reflexão profunda e ao compromisso cristão no mundo contemporâneo e que fortaleça nosso compromisso com a verdade e o bem comum!”, compartilhou o Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, diretor-geral de Edições Loyola.
Texto com informações do Vatican News