
A Rede Jesuíta de Justiça Socioambiental (RJSA) apresenta sua identidade visual, resultado de um cuidadoso processo de construção da marca que busca expressar graficamente a essência de uma articulação que tem compromisso com a transformação das estruturas de injustiça social e ambiental, segundo o modo de proceder inaciano.
Uma marca que conta nossa história
Inspirada na missão da Companhia de Jesus, a nova identidade visual da RJSA expressa o esforço coletivo de atuar de forma articulada entre os centros, obras e frentes de missão apostólica, por meio do serviço da fé, da reconciliação, da educação popular, da ação política e da ecologia integral.
A construção visual está fundamentada em pilares essenciais como rede, casa comum, seres humanos e meio ambiente, de modo que todos os públicos se sintam representados e acolhidos pela marca.
Cada elemento com significado
Justiça
A balança da justiça que compõe o logo busca trazer o equilíbrio e a igualdade socioambiental, representando o coração da missão da RJSA: a busca incansável por justiça para todos os povos e para a Casa Comum.
Casa Comum, Pessoas e Redes
Os círculos interligados representam a casa comum, os grupos sociais marginalizados, pessoas e redes dispostos a atuar de forma a superar as injustiças socioambientais. É a expressão gráfica da interconexão que fundamenta nossa compreensão de ecologia integral.
Cruz
A cruz simboliza o compromisso com a fé e a justiça, representando a esperança de que, por meio do amor, esses valores se convertam em ações concretas no mundo. É o sinal distintivo da inspiração cristã que move a rede.
Natureza
As formas orgânicas e elementos inspirados na natureza, como folhas, água, terra e o sol, remetem ao cuidado e compromisso com a ecologia integral, lembrando-nos constantemente de nossa vocação de cuidadores da criação.
Luz + IHS
O círculo central, iluminado como um sol, simboliza o centro da missão: a promoção da justiça socioambiental, evidenciando que todas as ações se conectam para esse propósito. O “IHS” – “Iesus Hominum Salvator” (Jesus, Salvador da Humanidade) – representa o nome de Jesus, seu espírito e sua vida, coração pulsante de toda a ação da rede.
Espiritualidade
As mãos servindo remetem à espiritualidade inaciana, ao serviço da fé que se concretiza no comprometimento com a superação das injustiças socioambientais. É a expressão do “contemplativo na ação”, característica fundamental da espiritualidade jesuíta.
Paleta de cores que transmite esperança e transformação
A marca RJSA possui cores predefinidas que carregam significados profundos:
- Amarelo: Transmite esperança, luz e transformação
- Verde: Representa a natureza, vida e renovação
- Azul: Simboliza o céu, as águas e nossa Casa Comum
- Bordô: Expressa profundidade espiritual e sobriedade
Essas cores estão intrinsecamente ligadas à natureza e à humanidade, com o objetivo de transmitir cuidado, esperança e transformação em todas as comunicações da rede.
Mais que design: uma identidade espiritual
“A marca reforça a identidade institucional da Rede e visa fortalecer sua comunicação com públicos internos e externos, contribuindo para o reconhecimento e a legitimidade de sua presença e atuação na sociedade”, explica o Manual de Identidade Visual da RJSA.
Mas a nova identidade vai além do aspecto comunicacional. Ela é a expressão gráfica de uma espiritualidade encarnada, que reconhece na defesa da justiça socioambiental uma autêntica vocação cristã e inaciana.
Fortalecendo a articulação nacional
A nova identidade visual surge em um momento de consolidação da RJSA como articulação nacional, fortalecendo a percepção pública da rede e sua capacidade de incidir nos grandes desafios socioambientais do país.
Com centros de assessoramento e pesquisa, obras sociais, redes de atenção a diferentes públicos e iniciativas missionárias, a RJSA se apresenta à sociedade brasileira com uma identidade visual que expressa a unidade na diversidade e o compromisso com a justiça.
A nova marca é, assim, muito mais que um elemento gráfico: é a expressão visual de uma rede que escolheu em tudo amar e servir para a maior glória de Deus.
Ad maiorem Dei gloriam




