Santuário de Anchieta lança Projeto Educativo

O Santuário Nacional de Anchieta acaba de lançar seu Projeto Educativo, que passará a oferecer palestras, seminários, oficinas e outras atividades para escolas e grupos interessados. Os primeiros a participar da iniciativa foram os estudantes de licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Campos dos Goytacazes (RJ).

Os universitários assistiram palestras, visitaram o templo e o Museu Nacional. A pesquisadora e diretora do departamento cultural do Santuário, Maria José Cunha, abordou a problemática histórico-cultural do templo, enquanto o gestor do Museu Nacional, professor Ivan Petri Florentino, expôs a importância da educação patrimonial para a preservação e a memória histórica.

16.03.2016-anchieta-visita-templo 2ASegundo Maria José Cunha, esse dinamismo é importante para disseminar a importância do Santuário Nacional de Anchieta. “As palestras que oferecemos aos universitários da UFF inauguraram o novo projeto educativo do Santuário. Em face da riqueza patrimonial que temos aqui, seria um desperdício não o utilizar para o serviço cívico de formar nossos cidadãos”, explica a pesquisadora.

A professora de Ensino em Geografia, Regina Frigério, responsável pela visita, disse que as palestras foram muito importantes porque trabalharam conceitos geográficos como lugar, paisagem e território. “Nossos estudantes se tornarão professores com consciência da importância de ir a campo, conseguimos proporcionar um espaço de vivência para os alunos”, garante.

O estudante Bruno Tapajós avaliou a visita positivamente. Segundo ele, complementar os conhecimentos aprendidos nos livros com a vivência prática é fundamental para ter uma ideia completa da área de estudo. “A gente aprende Geografia de maneira muito geral e teórica, mas vindo até à localidade você acaba compreendendo a importância daquele pouco diante do global, ou seja, o impacto daquela pequena parcela no todo”, comenta.

 

Fonte| Santuário Nacional de Anchieta

Compartilhe

Últimas notícias