No dia 14 de agosto, aconteceu a conclusão do Curso de extensão Polinizadores da Ecologia Integral, na Área Missionária Santa Margarida de Cortona, pertencente à Arquidiocese de Manaus (AM)), cujo Pároco é o Pe. Alex Palmer Sampaio Ribeiro, SJ.
O curso foi promovido pelo Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), em parceria com a Cátedra Laudato Si, Instituto Humanitas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma) e o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS).
A iniciativa capacitou lideranças e teve como objetivo desenvolver mediadores ambientais para atuarem como polinizadores das temáticas dos cuidados com a Casa Comum, tornando-se multiplicadores da Ecologia Integral.
No total, foram realizados quatro encontros no decorrer do curso, cada um deles iniciando-se com uma mística de cânticos e oração. Em seguida, abria-se para o Paneiro de Escuta, estudo do Tema. O último dia foi dedicado ao Diálogo para plenitude humana: socialização das experiências de boas práticas da Ecologia Integral existente na localidade. Nessa oportunidade, também foi realizada uma oficina de produção de sabão em pasta a partir da reutilização do óleo de cozinha, um elemento causador de poluição se despejado direto no solo.
Os participantes antes de receberem seus certificados fizeram em alto e bom tom o Juramento do Polinizador da Ecologia Integral, eis: Sabendo da gravidade dos problemas ambientais que sofre o mundo, reconhecendo a importância do cuidado com o meio ambiente para a qualidade da minha vida, dos meus entes queridos e de toda a humanidade, entendendo que sou parte integrante da natureza e que sem ela não posso sobreviver, juro me comprometer a proteger os ecossistemas e todas as formas de vida manifestadas no planeta. A partir de hoje declaro que sou protetor da natureza, da biodiversidade, dos bens comuns da Terra, e comprometo-me a adotar e disseminar, polinizando bons hábitos e comportamentos que podem transformar a sociedade para alcançar o desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade de vida dos habitantes do planeta. Assim prometo!
No momento de convivência uma das participantes, Maria Roseane Souza, disse: “Fiquei muito contente com os encontros realizados com tanta alegria e conhecimento. Conte comigo para polinizar os cuidados com a Casa Comum.”
Fonte: Sares