O Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), em parceria com a Faculdade Católica do Amazonas, iniciou, no dia 19 de março, o curso de extensão Direito Humano à Água, na Amazônia. Destinado a lideranças comunitárias, ativistas, acadêmicos, agentes pastorais e demais grupos interessados, o curso tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre o direito humano à água na região amazônica.
Realizado de forma on-line, com aulas às quartas-feiras, o curso é composto por seis módulos ministrados por especialistas de instituições, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a Organização dos Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas (Opiroma), e o Fórum das Águas de Manaus. A programação abrange temas essenciais, como os conflitos hídricos, agroecologia e a luta das mulheres pelo direito à água, abordando as diversas perspectivas sobre o uso e preservação dela na região.
O curso oferece certificação para os participantes que alcançarem 75% de presença nos encontros e concluírem o trabalho final, reforçando a importância da qualificação e mobilização para a luta socioambiental na Amazônia.