O Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) é uma das entidades envolvidas, juntamente com o Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), organizações indígenas da bacia amazônica e instituições da sociedade civil, na preparação da Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia, que ocorrerá de 06 a 10 de agosto, em Belém (PA).
Essa importante iniciativa atrai participantes de âmbito nacional e internacional, sendo uma articulação pan-amazônica que busca gerar propostas concretas para a Cúpula de Presidentes dos países com territórios na Amazônia, a ser realizada também no mês de agosto. A ideia é que o evento sirva como um espaço de organização e fortalecimento dos movimentos originários e sociais pan-amazônicos, além de exercer influência sobre o encontro dos presidentes.
Na última segunda-feira (12), o diretor do Sares, Sílvio Marques, SJ, participou da Plenária de Construção e Mobilização Povos da Terra pela Amazônia, um dos vários encontros previstos para acontecer até o mês de agosto.
A participação ativa do Sares nesse processo de preparação para a Assembleia demonstra o compromisso e a importância da Companhia de Jesus, na promoção da Ecologia Integral e na defesa dos direitos dos povos amazônicos.
“No convite de nos amazonizar, feito em nosso Plano Apostólico, essa é uma oportunidade ímpar para que toda a Província dos Jesuítas do Brasil se envolva e se comprometa ainda mais com a causa amazônica. Vale a pena ler as duas cartas publicadas pelo movimento, pois nos situa nas remadas da Companhia na amazônia”, ressalta Silvio Marques, SJ .
Para mais informações, acesse: asambleamundialamazonia.org