Representantes do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) participaram da 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada em Manaus (AM), nos dias 12 e 13 de dezembro. Com o objetivo de discutir os desafios climáticos enfrentados no Amazonas e de formular propostas para a construção de um futuro sustentável, o evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmas Clima), contanto também com a participação da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no estado, além de várias organizações civis.
A conferência foi estruturada em cinco eixos temáticos –mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental –, que estão entre os mais urgentes para Manaus, que enfrenta desafios ambientais crescentes. O secretário da Semmas Clima, Antônio Stroski, ressaltou a importância de um debate local para preparar a capitalpara a Conferência Nacional do Meio Ambiente. “Estamos promovendo uma participação expressiva da cidade, abordando soluções práticas para a emergência climática”, afirmou Stroski, durante a abertura do evento.
Prazo prorrogado
A Coordenação Executiva da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA) prorrogou o prazo para aconvocação das Conferências Livres de Meio Ambiente, parte importante do processo do evento nacional. Agora, a sociedade civil tem até o dia 26 de dezembro para realizar essa etapa. E, caso não o faça, poderá ocupar esse lugar e propor conferências entre os dias 27 de dezembro e 10 de janeiro.
A decisão foi tomada em resposta a uma demanda dos estados, municípios e organizações da sociedade civil, visando ampliar a participação da sociedade no processo das conferências. Larissa Barros, assessora especial do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e coordenadora da CNMA, explicou que a prorrogação foi necessária para acomodar o impacto do período eleitoral sobre o calendário.
A equipe do Sares – que participou da Conferência local com o objetivo de fazer chegar esse canal de diálogo nas bases – prepara a Conferência Livre das Mulheres de Manaus da Rede Soma dos Quintais, a ser realizada em janeiro de 2025.
A Conferência Livre do Clima das Mulheres é uma iniciativa de extrema relevância, uma vez que evidencia opapel central feminino na luta por justiça climática e sustentabilidade. Reconhecendo que as mulheres são frequentemente as mais impactadas pelas mudanças climáticas, especialmente em comunidades vulneráveis, a conferência oferece um espaço para que suas vozes, saberes e experiências sejam ouvidos e valorizados. Além disso, promove o protagonismo feminino na formulação de soluções criativas e inclusivas, integrando perspectivas de gênero às políticas e ações climáticas. “Ao reunir mulheres de diferentes contextos, a conferência fortalece redes de solidariedade, conhecimento e mobilização, contribuindo para uma resposta mais equitativa e eficaz aos desafios ambientais globais”, destaca a analista social do Sares, Mary Nelys.
A educadora socioambiental do Sares, Mercy Soares, ressalta que “o empoderamento das mulheres perpassa pela promoção da participação ativa delas na tomada de decisões sobre políticas climáticas e ambientais, com foco em como elas podem liderar e influenciar as ações para mitigar e se adaptar às mudanças climáticas, bem como por financiamento e investimentos para Mulheres em Ação Climática”. E acrescenta: “Precisamos discutir a necessidade de financiar projetos e programas que envolvam mulheres, proporcionando-lhe os recursos suficientes para implementarem soluções sustentáveis e de longo prazo”.
A Conferência Livre das Mulheres da Amazônia
A Conferência Livre das Mulheres de Manaus da Rede “Soma dos Quintais” é um espaço de encontro, troca e construção coletiva, criado para amplificar as vozes, experiências e saberes das mulheres que atuam na defesa da vida, do território amazônico.
Vale ressaltar que a Rede “Soma dos Quintais” é um coletivo formado por mulheres de diversos contextos e trajetórias, unidas pela crença no poder transformador da união e da sabedoria popular e ancestral.
Assim, com raízes fincadas nos quintais comunitários, a Conferência celebra a diversidade de práticas e lutas femininas, valorizando a conexão entre mulheres urbanas, rurais e indígenas, que, juntas, protagonizam a resistência socioambiental em Manaus e na Amazônia.
A iniciativa tem como objetivos principais:
• Fortalecer redes de solidariedade e articulação entre mulheres engajadas nas lutas por justiça socioambiental e climática.
• Promover o diálogo intergeracional e intercultural, conectando diferentes trajetórias e saberes.
• Construir propostas e estratégias de ação que reflitam a força e a visão das mulheres em defesa dos territórios e do futuro sustentável rumo a cúpula dos povos em Belém.
Informações sobre a Conferência Livre: A Força das Mulheres nos Quintais da Amazônia
A Rede de Mulheres Soma dos Quintais da Amazônia convida você para um encontro inspirador, no qual a sabedoria, a força e as vozes das mulheres amazônidas se unem para construir um futuro mais inclusivo e cheio de vida.
Tema central: O enfretamento das mulheres nos desafios das mudanças climáticas
Nesta Conferência Livre, vamos debater, compartilhar experiências e fortalecer a atuação das mulheres nas comunidades tradicionais e na luta pela preservação da nossa Amazônia.
Quando: 25 de janeiro de 2025
Horário: das 08h às 17h
Onde: Auditório do Espaço Loyola (Avenida Leonardo Malcher 339 – Aparecida – Manaus/AM)
Programação
Mesa Redonda: O Enfrentamento das Mulheres nos Desafios das Mudanças Climáticas As mudanças
Grupo de trabalho: Justiça Climática – superação das desigualdades de gênero.
Encaminhamentos: Plenária para leitura, defesa das propostas e eleição da delegada
Confirme sua presença: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/cnma/f/130/meetings/1263
Realização:
Rede de Mulheres Soma dos Quintais da Amazônia
Apoio: Articulação da Mulheres da Amazonia
Fórum Permanente de Mulheres
Rede Eclesial Panamazônico
Movimento de Mulheres Negras da Floresta – Dandara