SEJA UM JESUÍTA

seja um jesuíta

Algumas pessoas são chamadas a servir à Igreja como leigos e outras, como religiosos, nas diversas ordens e congregações. Por isso, toda vocação cristã é, antes de mais nada, uma vocação ao seguimento de Jesus. Na Igreja Católica, há diversas formas de segui-lo e servi-lo, o que se chama de carisma. 

O carisma da Companhia de Jesus é o serviço da fé, do qual a promoção da justiça, o diálogo inter-religioso e a cultura moderna são frutos de uma fé comprometida com o Reino. 

Características da Vocação

Há atitudes, valores e padrões de conduta que, em seu conjunto, constituem o que podemos chamar de características da vocação à Companhia de Jesus. Elas nasceram da vida de Inácio e dos primeiros jesuítas e das necessidades apostólicas encontradas.

Profundo amor pessoal a Cristo:

 A profunda identificação pessoal com Cristo é a principal característica da vocação jesuítica.

Contemplativos na ação:

O jesuíta sente-se unido ao Deus que trabalha continuamente pela salvação de todos.

Um corpo apostólico na Igreja: 

O jesuíta está ligado à Igreja e ao Papa, para que este o envie para onde houver maior necessidade.

Ao lado dos mais necessitados

Fazem-se solidários com os pobres para que possam participar dos processos que modelam a sociedade.

Parceria com outros:

 Os jesuítas desenvolvem ampla rede de parceria e colaboração com outros, cumprindo a oração sacerdotal de Cristo: “que todos sejam um” (Jo 17,20).

Um ministério instruído:

É característica da vocação jesuíta superar preconceitos mediante o estudo, o ensino e a reflexão teológica e fazer do Evangelho uma verdadeira “Boa Nova”.

Homens disponíveis para novas missões:

O jesuíta deve ser alguém consagrado à missão, livre de todo interesse mundano e livre para servir a todos.

Sempre em busca do Magis:

É preciso que o jesuíta não se acomode com o já realizado e tenha uma audácia que o leve a novas fronteiras e a novos desafios.

Estamos convencidos de que Deus chama a cada um em particular. Entretanto, cremos que, algumas vezes, esse chamado particular é feito a indivíduos que servirão em uma missão comum, uma mesma e única vocação. A Companhia de Jesus é, portanto, uma possibilidade entre muitas de se fazer servidor da missão de Cristo.Com o objetivo de prestar um serviço à Igreja, a Companhia de Jesus trabalha o Discernimento Vocacional em três etapas:

Promoção

Em todas as regiões do Brasil, são organizados Exercícios Espirituais para Jovens, propondo a eles a elaboração de seus projetos de vida. Os Centros, as Casas, os Espaços MAGIS e as obras da Companhia de Jesus organizam, na programação anual, além das atividades cotidianas para jovens, atividades específicas para o despertar vocacional.

Acompanhamento

O serviço de acompanhamento dá-se de forma pontual e contínua com aqueles que se encontram inquietos vocacionalmente. O jesuíta busca, no acompanhamento, apresentar e perceber sinais vocacionais no jovem para a Companhia de Jesus. Esse acompanhamento ocorre de forma individual e em grupos, por meio dos GAVI (Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano).  Após o acompanhamento vocacional responsável e contínuo ser aprovado, o candidato será enviado a uma de nossas residências para dar continuidade ao discernimento vocacional, tendo como horizonte a entrada no Noviciado da Companhia de Jesus.

Plano de Candidatos

O projeto de discernimento vocacional em residências da Província permite ao candidato um acompanhamento e discernimento mais aprofundados, que o ajudam a crescer na consciência e liberdade para responder ao chamado à vida religiosa na Companhia de Jesus. A convivência comunitária e a identificação com um grupo de jesuítas busca ajudá-lo em seu processo de discernimento vocacional, para confirmar e decidir-se a pedir ingresso ou não na Companhia de Jesus.

Etapas a serem trilhadas dentro da Companhia de Jesus

Uma das características da Companhia de Jesus é a sólida formação de seu corpo apostólico. A missão para se tornar jesuíta é dividida em várias etapas:

Em nosso tempo, em que a sociedade está submetida a mudanças rápidas e a evoluções constantes, com o surgimento de novos valores, um apostolado adequado exige do jesuíta um processo de formação permanente que o capacite a dialogar e a construir respostas mais adequadas para cada situação. Os meios de atualização teológico e pastoral são escolhidos em discernimento com os superiores. Tendo em vista a missão que lhe for confiada, o jesuíta será enviado para a atualização mais adequada.

FAÇA PARTE -
SEJA UM JESUÍTA

Acesse aqui e preencha o formulário com informações sobre a sua história de vida familiar, eclesial, vocacional e acadêmica.

Para qualquer dificuldade ou dúvida em responder ao formulário, entre em contato pelo e-mail vocacao@jesuitasbrasil.org.br  ou pelo WhatsApp
(11) 98133–0513.