Na última sexta-feira (29), Fé e Alegria Brasil realizou o Seminário de Ação Pública pelo Direito à Aprendizagem, reunindo representantes da sociedade civil, educadores, pesquisadores e gestores públicos a fim de refletir sobre os desafios e caminhos para garantir uma educação inclusiva e de qualidade.
A abertura foi conduzida por Catarina de Santana Silva, que apresentou a campanha internacional Levante a Mão pelo Direito à Aprendizagem, destacando que “a educação não deve ser um privilégio, mas um direito garantido a todas e todos, ao longo de toda a vida”. Catarina ressaltou que a campanha nasce da convicção de que a aprendizagem é estruturante na missão institucional de Fé e Alegria, atravessando todos os seus serviços e territórios.
O seminário teve como ponto alto a fala do professor Roberto Rafael Dias da Silva, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que trouxe uma análise profunda sobre as desigualdades educacionais no Brasil contemporâneo. Em sua exposição, Roberto destacou que “nunca foi tão urgente tratar da desigualdade como hoje”, e alertou: “Enfrentar desigualdade com soluções individualistas, pela via do mérito, só reforça a dor de quem sofre. Precisamos fortalecer a vida em comum”. Continue lendo a matéria: https://bit.ly/4p4u3X8




