No último fim de semana, entre os dias 06 e 08 de outubro, a Casa de Retiros Ir. Vicente Cañas abriu suas portas para a Jornada Inaciana de Espiritualidade, evento que trouxe luz à relação entre a Espiritualidade Inaciana e o sagrado amazônico. Sob o tema A Amazônia sob a ótica Inaciana: uma Espiritualidade Sinodal e com o lema Vós me ensinais vosso caminho para a Vida, o momento, promovido pelo Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies), reuniu membros das obras e serviços do Núcleo Apostólico Manaus da Companhia de Jesus. Um dos destaques do encontro foi a presença do secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província dos Jesuítas do Brasil e responsável pela Rede Servir, Pe. José Laércio de Lima, SJ.
A atividade supre uma necessidade de formação sólida na Espiritualidade Inaciana que a própria Rede Servir aponta como fundamental para fortalecer a missão.
Formação
O primeiro dia da Jornada foi marcado por um belo e tocante Lucernário, celebração das luzes, convidando os participantes à contemplação e oração. O momento permitiu o silêncio e a preparação para o segundo dia, no qual os participantes desfrutaram de várias formações.
A primeira formação foi ministrada pela articuladora da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Lidiane Cristo, com a temática Amazônia: a nossa casa comum e o documento de Santarém, que destacou a necessidade de cuidado com a terra sagrada que é a Amazônia e deu a conhecer os alicerces da Igreja na região por meio do documento.
Ir. Maria Couto, missionária do Santo Nome de Maria, abordou a Espiritualidade Inaciana no chão Amazônico: um caminhar sinodal, ressaltando a importância do diálogo com Jesus, a proteção da vida dos povos da floresta e a missão que a Igreja realiza, caminhando junto com esses povos.
Em seguida, Pe. Adriano Hahn, SJ, discutiu a relação entre a espiritualidade e a missão social das obras da Companhia de Jesus, enfatizando essa dimensão, fonte que nutre o serviço apostólico.
Reunião do Sies
A Jornada Inaciana também permitiu que o Sies alinhasse suas atividades e seus planos, reunindo seus membros com o Pe. Laércio de Lima, SJ, que destacou a importância da aproximação da Rede Servir com o trabalho e a missão na Amazônia, visando a colaboração. Ele enfatizou ainda: “A gente precisa vir, estar perto para ver e sentir o ritmo, olhar nos olhos, sentir o cheiro, experimentar o calor humano e o calor natural para a gente entender a dinâmica da evangelização aqui nessa realidade.”
Pe. Laércio também se reuniu com o delegado da Preferência Apostólica Amazônia (Paam), Pe. David Romero, SJ, para verificar formas de intercâmbio entre aqueles que vivem na Amazônia e fora dela. “O amazonizar-se é uma meta que não é só para quem está na Amazônia, mas é um programa de governo da Província, para levar a experiência desse cuidado com a Casa Comum, com a ecologia, com a justiça socioambiental, com os povos indígenas e ribeirinhos para o Brasil todo”, destacou.
Para Telma Amaral, que atua no Sies Manaus, a Jornada foi um “exemplo de fruto muito bonito, apoiado pela Rede Servir, e que traz um momento de partilha com outras obras da Companhia de Jesus, fortalecendo a todos enquanto serviço e na Espiritualidade Inaciana tão importante para todos nós”. Ela comentou também que fortalecer-se enquanto serviço e enquanto Igreja, é o maior propósito do Sies: “estivemos aqui para ampliar o nosso trabalho para as comunidades, verificar as possibilidades que temos de levar isso para outras pessoas e os Exercícios Espirituais que já faz parte do nosso calendário.”
A Jornada Inaciana provou ser um espaço de reflexão profunda e diálogo construtivo sobre a Espiritualidade Inaciana e demonstrou o importante papel do Sies na Amazônia. O evento reforçou a necessidade de uma abordagem sinodal que abrace a diversidade e promova a unidade na busca de um futuro mais sustentável e espiritualmente enriquecedor.
Fonte: Paam