Nos dias 02 e 03 de junho, aconteceu o Simpósio Inaciano, promovido pela Revista Itaici, em parceria com a Edições Loyola e a Rede Servir. O evento foi realizado on-line, com transmissão pelo YouTube, e teve como temática: “O Ministério feminino e a Espiritualidade Inaciana”. Reuniu pessoas de diversas regiões do país que vivem a Espiritualidade Inaciana e contribuem para que outras tantas façam a experiência de Deus por meio dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio.
Momento de integração entre arte, poesia, partilha de conhecimentos e testemunhos de vida, com ênfase no reconhecimento e na valorização da mulher na Igreja, na sociedade, na vivência e expansão da Espiritualidade Inaciana. A retomada histórica, conduzida pela Ir. Nora Beatriz Kviatkovski, RJM, abriu o Simpósio com uma exposição sobre as mulheres que fizeram parte da vida de Santo Inácio e contribuíram com a sua formação, com o seu sustento e com o nascimento da Companhia de Jesus, incluindo a sua relação com Nossa Senhora ao longo de seu itinerário.
Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, apresentou o Apostolado da Oração, ressaltando a presença da mulher e a força feminina para sustentar essa Obra Pontifícia, hoje Rede Mundial de Oração pelo Papa e o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), que vivem, igualmente, a Espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus.
Andreia Serrato, Elis Regina e Silvana apresentaram o trabalho de mapeamento da Revista Itaici (quantitativo), destacando os artigos escritos por mulheres e incentivando novas mulheres a publicarem.
Pe. Nilo Ribeiro Júnior, SJ, seguiu aprofundando que a experiência de Deus na contemporaneidade passa pela escuta atenta da voz das mulheres que, ao longo da história da Salvação e, especificamente, no mistério da Revelação divina, têm uma voz profética.
Rosi e Emiliana, ambas da Rede Inaciana de Juventudes, pontuaram a importância de se fazer presente e acompanhar as juventudes, sedentas de Deus, apresentando a Espiritualidade Inaciana, oferecendo os Exercícios Espirituais de Santo Inácio e o acompanhamento espiritual. Além disso, ressaltaram a troca de saberes, especialmente por parte das mulheres, que, com sua intuição, perspicácia e sensibilidade feminina, ajudam a manter vivo o entusiasmo e a criatividade próprios dessa fase do desenvolvimento humano.
Houve uma mesa redonda, mediada por Simone, da TV Século 21, na qual Ir. Reginalda compartilhou sua experiência apostólica em meio às pessoas mais empobrecidas, fruto de sua experiência pessoal com Deus por meio dos Exercícios Espirituais. Regina Console destacou o ministério feminino nos Exercícios Espirituais e no acompanhamento, ressaltando a força e a voz de algumas mulheres na Bíblia.
Pe. José Laércio de Lima, SJ, enfatizou, ao final do Simpósio, que o fruto maior será dar continuidade à reflexão do papel da mulher na Província dos Jesuítas Brasil e no ministério dos Exercícios Espirituais. Propôs a criação de um grupo de trabalho (GT) para tratar do tema da mulher e do ministério feminino, com as mulheres que contribuíram diretamente nesse Simpósio e outras que desejem se engajar, em parceria com o Programa MAGIS, a Rede de Educação, a Rede de Paróquias, a Rede Sócio Ambiental e a Comunidade de Vida Cristã (CVX). Em seguida, Pe. Laércio fez o lançamento do novo portal da Rede Servir e anunciou que a ferramenta já está disponível, facilitando o contato com toda a Rede Inaciana de Espiritualidade. O jesuíta encerrou o Simpósio parabenizando toda a equipe da Revista Itaici e da Edições Loyola, rogando a bênção de Deus sobre todos os participantes.