Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Simpósio Internacional da FAJE atrai grande público

  • Postado em: 8 de novembro de 2016
01-11-2016-faje-simposio-4-1
Da esq. p/ dir., Mário de França Miranda e Delmar Cardoso

Cerca de 400 pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores, lotaram as salas e auditórios da FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), durante o XII Simpósio Internacional promovido pela instituição em Belo Horizonte (MG), entre os dias 5 e 7 de outubro, com o tema Filosofia e Teologia: Relações e tensões. O evento reuniu palestrantes de várias partes do Brasil e do mundo, configurando-se em um rico momento de reflexões e debates entre os interessados no diálogo entre as duas disciplinas.

Segundo o reitor da FAJE, padre Álvaro Pimentel, o sucesso do simpósio se deu graças à riqueza da programação e aos nomes de destaque no cenário nacional e internacional, que apresentaram novas e diversas abordagens sobre o tema. O reitor destaca, entre eles, teologia e filosofia transcendentais, fenomenologia e sua virada teológica, filosofia sistemático-estrutural, teologia intercultural, teologia da libertação, mística e suas relações com filosofia e teologia, o pensamento filosófico de inspiração cristã e a teologia fundamental. “Sem contar as dezenas de autores importantes evocados ou estudados nas várias conferências”, completa o jesuíta, que informa que até o final do ano, os Anais estarão publicados on-line. “O XII Simpósio oferecerá à bibliografia filosófico-teológica uma publicação de referência para quem quiser compreender o problema e aprofundá-lo hoje”, explica o reitor.

“O XII Simpósio oferecerá à bibliografia filosófico-teológica uma publicação de referência para quem quiser compreender o problema e aprofundá-lo hoje”

Padre Álvaro Pimentel, reitor da FAJE

Na visão de padre Álvaro Pimentel, o Simpósio trouxe a confirmação de uma relação-tensão que tem atravessado milênios. Por um lado, a Filosofia aberta à transcendência e, por outro, a Teologia voltada ao Mistério Revelado e atenta às questões humanas. “Esta se constitui a forma mais fecunda, embora não exclusiva, de pensar a relação entre o Homem e Deus”, explica o reitor da FAJE.

O estudante de Mestrado em Filosofia na FAJE, José Carlos Carvalho de Santana, que participou do Simpósio, ressalta a excelente organização do evento, que reuniu o maior público desde a sua criação, em 2005. Além da infraestrutura, José Carlos destaca a relevância do conteúdo das palestras, seminários e comunicações: “Foram apresentadas propostas consistentes, nada de teorias vazias, mas ideias novas sobre a relação entre Filosofia e Teologia”. O estudante destaca também a participação do professor Lorenz Puntel, da Universidade de Munique: “Ele trouxe uma abordagem nova sobre o diálogo entre as duas disciplinas, o que foi um privilégio para nós, que pudemos estar com ele durante o evento”.

Além de Puntel, participaram como palestrantes os professores e padres jesuítas Álvaro Pimentel, Eugênio Rivas, Geraldo de Mori, João MacDowell, Luiz Carlos Sureki e Nilo Ribeiro, da FAJE (BH); o padre jesuíta Mário de França Miranda e Lúcia Pedrosa de Pádua, da PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); João Manuel Duque, da Universidade Católica Portuguesa; Pablo Mella, do Instituto Superior Pedro Francisco Bonó, da República Dominicana; Fernando Rey Puente, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e Francisco de Aquino Paulino, da Universidade Católica de Fortaleza.

Da esq. p/ dir., Francisco Taborda, Lorenz Puntel, João Mac Dowell e Luiz Carlos Sureki
Da esq. p/ dir., Álvaro Mendonça Pimentel, João Manuel Duque e Carlos Drawin

Fonte: FAJE (Belo Horizonte/MG)

Compartilhe

AnteriorAnteriorAções socioambientais são tema de encontro
PróximoEdições Loyola lança Retiro Quaresmal 2017Próximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Valdivino Teixeira de Carvalho, SJ

Comunidade da Unicap celebra Missa de Natal em clima de despedida ao reitor Padre Pedro Rubens

Universidades jesuítas: promovendo uma missão compartilhada de transformação social

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados