Ao aproximar-se da abertura do Sínodo dos Bispos — a ser realizado entre 04 e 29 de outubro, no Vaticano —, as expectativas aumentam, sobretudo dos brasileiros que deixaram o país para participar da primeira sessão da Assembleia Geral. A lista inclui duas leigas, três padres e sete representantes do episcopado, sendo três deles cardeais.
O Papa Francisco iniciou o caminho sinodal em outubro de 2021, com duração de três anos. O itinerário, que contempla escuta, discernimento e consulta, foi estruturado em três fases: a diocesana (uma ampla consulta a partir das Igrejas locais), a continental (com realização de Conselhos Episcopais por continente, que resultou no envio das sínteses que serviram de base para a elaboração do Instrumentum Laboris) e a universal (com bispos, religiosos e leigos reunidos em Roma (Itália), para refletir realidades da Igreja no mundo), com duas sessões, a primeira, este mês de outubro, e a segunda, em 2024.
“À medida que se aproxima a Assembleia Sinodal, crescem os sentimentos de louvor a Deus, de gratidão e de esperança. Louvor a Deus pelo caminho percorrido até aqui. Gratidão ao querido Papa Francisco e a todos os que têm se dedicado tanto para a realização do sínodo”, afirmou dom Sérgio da Rocha, cardeal arcebispo de Salvador (BA) e membro do Conselho da Secretaria do Sínodo dos Bispos. “Tenho visto a dedicação incansável dos irmãos e irmãs que estão trabalhando na realização do Sínodo, prestando esse serviço tão bonito à Igreja com tanta generosidade”, exclamou.
A íntegra da notícia, de autoria de Aidil Brites (gestora do Setor de Comunicação do Colégio Antônio Vieira, em Salvador/BA), no site Vatican News: https://bit.ly/3t8VVRh
Ainda sobre o assunto
A Aidil Brites, que está acompanhando a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo no Vaticano, entrevistou ainda o Pe. Miguel Martins, SJ, sobre as expectativas e como ele está se preparando para o Sínodo. Ouça os áudios abaixo:
Áudio 1: https://brevesbra.jesuitasbrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/10/audio-1.mp3
Áudio 2: https://brevesbra.jesuitasbrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/10/audio-1.mp3
Pe. Miguel e Pe. Adelson Araújo, SJ, participam da Assembleia Sinodal como peritos.