
Em 09 de setembro, o Centro de Referência de Assistência Social II (CRAS II), em Bento Gonçalves (RS), realizou o evento Coletividade em Ação, em parceria com o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) de São Leopoldo (RS), por meio de um trabalho de proteção psicossocial com a comunidade de migrantes e refugiados do município.
O objetivo da atividade foi debater a construção de coletivos para a reivindicação da garantia de direitos. No formato de roda de conversa, a atividade contou com a presença de 52 migrantes e refugiados, principalmente haitianos e venezuelanos.
Com propostas dinâmicas, questionou-se quais são os direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Migração no país, focando especialmente no acesso à saúde, documentação, assistência, educação e ao emprego.
A atividade possibilitou momentos de trocas, em que foram compartilhados os espaços comunitários que podem atuar como suporte em momentos de necessidades, os locais de encontro de migrantes e refugiados, além de estratégias para enfrentar a adversidade.




