O Relatório Anual do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Brasil conquistou a premiação Dom Hélder Câmara na 53ª edição do Prêmio de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na categoria revista, o documento do SJMR concorreu e superou as reportagens O coronavírus e as veias abertas da América Latina, do Jornal Diário Catarinense, e Vidas negras que foram elevadas aos altares, da Editora Ave Maria.
O Relatório Anual 2020 – Fraternidade no Enfrentamento à Covid-19 apresenta recortes dos atendimentos, dados, informações e detalhamento dos projetos e ações desenvolvidos pelos escritórios do SJMR em Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS), e pelo Escritório Nacional, em Brasília.
Editora da publicação e assessora nacional de comunicação do SJMR Brasil, Janaina Santos comemorou o reconhecimento de “um ano intenso de trabalho no acolhimento e assistência humanitária às pessoas migrantes e refugiadas”, fruto do acompanhamento da instituição na região da fronteira brasileira com a Venezuela.
“O SJMR Brasil está em festa com esse reconhecimento da CNBB. A primeira edição do nosso Relatório Anual buscou reunir as principais ações, projetos e iniciativas da nossa equipe no acolhimento, hospitalidade e integração das pessoas migrantes e refugiadas pelo Brasil. Também contamos histórias que nos trazem esperança e agradecemos, sobretudo, a essas pessoas que nos deram a oportunidade de compartilhar suas vivências e esperanças de uma vida melhor”, celebrou Janaina.
O jesuíta Dimas Oliveira, SJ, fotógrafo e responsável pelo projeto gráfico do relatório também comemorou a premiação e destacou que o material é reflexo da missão desempenhada pela Igreja no Brasil.
“Entrar em contato direto com o drama vivido pelas pessoas migrantes e refugiadas no Brasil foi uma experiência humanizadora e, consequentemente, toda essa bagagem sensível adquirida por meio do contato com tantas realidades refletiu na criação do Relatório Anual do SJMR Brasil. Comunicar de modo claro, envolvente e provocativo deve ser o horizonte de todas as pessoas que trabalham nessa missão na Igreja. E essa é também a intenção da equipe de comunicação do SJMR”, ressaltou Dimas.
Prêmio Dom Hélder Câmara
O Prêmio Dom Hélder Câmara foi instituído pela Assessoria de Imprensa da CNBB em 2002, quando a entidade celebrou os 50 anos de sua criação, para premiar pessoas e trabalhos jornalísticos que destacam valores humanos e cristãos nas diversas áreas da comunicação e da arte, cujos objetivos coincidam com as propostas da Igreja no Brasil.
Assista ao momento do anúncio da vitória do SJMR:
Fonte: SJMR Brasil