
O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) participou, na terça-feira (09), na Universidade de Brasília, do lançamento do estudo Análise de dados secundários sobre a integração socioeconômica da população haitiana no Brasil. A pesquisa, conduzida pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), sistematiza dados oficiais e oferece subsídios para políticas públicas voltadas à proteção e inserção socioeconômica da comunidade haitiana no país.
O estudo chega em um momento estratégico, marcado pela revisão das políticas migratórias e pela crescente invisibilização da comunidade haitiana no debate público, consequência do crescimento de outros fluxos migratórios que ganharam centralidade nos últimos anos.
Flávia Reis, diretora nacional do SJMR, participou de painel sobre documentação e registros de pessoas haitianas no evento, trazendo a perspectiva de uma organização da sociedade civil. A presença do SJMR assegura que as análises e as propostas de políticas públicas considerem a experiência e o olhar de um serviço diretamente envolvido no acompanhamento e proteção de migrantes e refugiados.
Durante o debate, ela disse que estudos voltados especificamente à população haitiana são fundamentais frente ao cenário recente de invisibilização. “Esse estudo recoloca a população haitiana no centro do debate. Quando se trata de direitos, nenhum fluxo se sobrepõe aos demais”, afirmou.
Fonte: SJMR Brasil




