home

SJMR Porto Alegre recebe direção nacional e articula abertura de centro de referência

Centro de Atendimento ao Migrante (CAM)

Entre os dias 22 a 27 de outubro, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, recebeu a visita institucional do Pe. Agnaldo Pereira Oliveira Júnior, diretor nacional da rede. A visita à unidade integra uma série de compromissos para fortalecimento das ações do SJMR, apesar dos desafios impostos pela pandemia da covid-19.

Cumprindo os protocolos sanitários, Pe. Agnaldo acompanhou os preparativos para a abertura do centro de referência do SJMR da capital gaúcha, prevista para o final deste ano. No local, a instituição jesuíta irá intensificar suas ações de assistência humanitária na região metropolitana de Porto Alegre. O jesuíta também se reuniu com representantes de instituições parceiras do SJMR: a Organização Internacional para Migrações (OIM), a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) da Prefeitura de Porto Alegre, bem como o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), das Irmãs Scalabrinianas.

Atualmente, o SJMR desenvolve ações de acolhimento a pessoas migrantes e refugiadas em Porto Alegre por meio do Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário de Refugiados, que é uma ação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e do Ministério da Justiça.

“Seguiremos nosso trabalho em parceria com outras organizações que também estão atuando em Porto Alegre, assim como continuar participando das instâncias de incidência sobre a temática da migração e do refúgio”, afirmou Pe. Agnaldo Júnior.

No dia 23 de outubro, Pe. Agnaldo e Lucas Nascimento, coordenador do SJMR Porto Alegre, participaram de uma reunião com a FASC, em que foram discutidas ações de integração para os migrantes. 

No dia 27, o diretor nacional do SJMR conheceu a equipe de trabalho e as instalações do Centro de Acolhimento das Irmãs Scalabrinianas, localizado em Caxias do Sul (RS). De acordo com o jesuíta, o objetivo da sua visita foi estreitar as relações de ambas as instituições, em prol do melhor atendimento aos migrantes e refugiados. A recepção foi feita pela diretora do espaço, Ir. Celsa Zucco, e pelo advogado de Migrações, Adriano Pistorelo.

Para Lucas do Nascimento, coordenador do SJMR de Porto Alegre, a presença de Pe. Agnaldo foi muito importante nesse processo de transição para o novo centro de referência. “Estamos estruturando o novo espaço e ter a presença e o aconselhamento do Pe. Agnaldo é de grande ajuda para podermos tomar as melhores decisões que irão favorecer os migrantes que precisarem de apoio”, comentou.

Sobre os impactos da pandemia no trabalho desenvolvido pelo SJMR, Pe. Agnaldo confidenciou: “Não tem sido fácil conduzir os trabalhos desse ano, atropelado pelo impacto da pandemia no que havíamos planejado. Espero podermos enfrentar todas nossas dificuldades e seguir adiante prestando o melhor serviço que pudermos nos espaços onde estamos. Que servir, acompanhar e defender os migrantes e os refugiados continue inspirando a todos os jesuítas, os nossos colaboradores e os demais trabalhadores humanitários da migração forçada”.

Visitas na rede SJMR

O diretor do SJMR iniciou em setembro a série de visitas pelos centros de referência da instituição no Brasil. A primeira cidade que visitou foi Belo Horizonte (MG), entre os dias 14 e 27. Porto Alegre foi a segunda. Ainda há na agenda passagens por Boa Vista (RR) e Manaus (AM). Antes de iniciar essas visitas institucionais, o jesuítaainda passou por Salvador (BA), onde participou de uma reunião com o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) e reuniu-se com outros movimentos vinculados à causa migrante.

Fonte: SJMR Brasil

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários