Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Imagens
  • Vídeos
  • Podcast
  • Produções artísticas
  • DISCERN
  • Agenda

Solidariedade em ação

  • Postado em: 1 de julho de 2016

Em 2016, o Colégio dos Jesuítas iniciou o Projeto de Apadrinhamento Social, no qual a solidariedade é marca registrada. Alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio estão envolvidos na iniciativa, que promove ações com instituições parceiras do Colégio.

As crianças do Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental participam do projeto por meio de campanhas solidárias e de trocas de cartinhas e desenhos, que são levadas aos espaços pelos educadores das séries.

24.06.2016-colegio-dos-jesuitas-social-1
Aluno do 7º ano do Ensino Fundamental confecciona carta entregue na Escola Municipal Bom Pastor, em Juiz de Fora (MG)

Já os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, realizam visitas semestrais às instituições parceiras, desenvolvendo atividades lúdicas ou de reforço escolar, conforme a necessidade e a especificidade de cada local.

No Ensino Médio diurno as visitas são mais frequentes e envolvem um trabalho personalizado e comprometido, de caráter voluntário e no contraturno das atividades escolares, conforme a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas pelas instituições parceiras.

Em atividade

Em maio, os alunos visitaram o espaço Curumim Santa Maria e a Creche Comunitária Celsa Moreira de Souza, ambas localizadas em Juiz de Fora (MG). “Todos nós fomos recebidos com imenso carinho pelos educadores e pelas crianças, que nos aguardavam ansiosos e que prepararam até uma dança para nos apresentar. Vimos o sorriso e o agradecimento sincero de cada um… foi realmente comovente! Em momentos assim, vivemos o que diz a oração de São Francisco: É dando que se recebe…”, confessa a coordenadora da Educação Infantil do Colégio dos Jesuítas, Amanda dos Reis Santos Gonçalves.

O 7º ano do Ensino Fundamental visitou a Escola Municipal Bom Pastor, no bairro Cidade Jardim, em maio. Acompanhados pelo professor de Ensino Religioso, Gerry Adriano da Silva, os alunos levaram cartas confeccionadas nas salas de aula e bombons para os novos colegas. Segundo a estudante Marina Vianello de Souza, a experiência foi bastante significativa. “Quando cheguei lá, vi como todas as crianças eram lindas, educadas e carinhosas. Entrando nas salas, vi um grande sorriso em seus rostos e, logo, comecei a me apegar a elas. Na saída, foi bem difícil. Havia uma menina que, para não sentir tristeza por deixá-la, prometi a mim mesma que voltaria. Adorei a experiência, pois me fez sentir uma pessoa melhor”, partilha a jovem.

 

Fonte: Colégio dos Jesuítas

Compartilhe

AnteriorAnteriorHomenagem aos migrantes e refugiados
PróximoFundador do Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (RJ), é homenageadoPróximo

Últimas notícias

PUC-Rio recebe presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas para Aula Magna

Dez anos após a Laudato si’, 200 universidades se reúnem no Rio para preparar a COP30

SJMR mediará debate da sociedade civil na III ICoMIR

Comentários

  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados