O II Encontro da Soma dos Quintais das Mulheres da Amazônia, entre os dias 15 e 17 de setembro, ocorreu na Chácara Dom Luciano Mendes de Almeida, situada na rodovia AM 010. Cerca de 55 mulheres, de diversas organizações da sociedade civil, participaram do evento com o mesmo objetivo: conhecer, fortalecer e possibilitar a integração por meio da partilha, do autoconhecimento, da reflexão, do aprendizado e do comprometimento com as diversas causas que as unem.
Promovido de Serviço de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), desde sua primeira edição em 2022, o Encontro da Soma dos Quintais tem como propósito conhecer a realidade das mulheres que fazem parte de projetos vinculados ou parceiros da instituição. Na ocasião, elas partilharam a necessidade de fortalecimento nas suas lutas e uma melhor interação, pois muitos dos seus projetos coadunam e, com isso, iniciaram um processo de unidade de forças convergentes.
Para a segunda edição, a participação de novos grupos, principalmente das mulheres indígenas, tornou-se um dos objetivos desse encontro que pretende ser um espaço de participação, de reflexão e de luta pelos direitos humanos, na busca de dignidade da mulher.
Estiveram presentes no encontro mulheres representando as seguintes organizações: Associação Maria Sem Vergonha; Centro Alternativo de Cultura (CAC) de Belém (PA); Kokama, Warao; Jubileu Sul Brasil/Manaus; Área Missionária Santa Margarida de Cortona; Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil); Dandara; Organização de Mulheres Pretas; e Movimento Frente de Mulheres da Amazônia.
Como encaminhamentos para continuidade das ações a partir da 2ª edição da Soma dos Quintais, assumiram o compromisso de o Sares fortalecer e somar com os grupos, seus movimentos, e promover reuniões; ter um tema específico para pensar, conversar e dar soluções; fazer outros momentos antes do próximo encontro para dialogar; criação de um link pelo movimento Maria Sem Vergonha e Fórum Permanentes de Mulheres de Manaus (AM) para recolher as propostas para fortalecer a rede de mulheres; a Marcha das mulheres indígenas em Manaus e ter um projeto de formação permanente para as mulheres (encontros).
Momento de vivência, formação e partilha
O encontro iniciou com a memória do primeiro encontro, da partilha dos compromissos assumidos e dos passos alcançados, concluindo a primeira noite com a Mística da cidadania e o banho de Cura e Energização.
No segundo dia, pela manhã, foram realizados dois painéis: a Profª Ivania Vieira assessorou com o tema Paneiro de Escuta – Violência contra a mulher no Estado do Amazonas, lembrando que o feminicídio é uma realidade que vem aumentando a cada dia em nosso estado; e a Mercy Soares assessorou o tema Paneiro de Escuta – Política Feminina: a importância da representatividade da mulher na política em Manaus, concluindo com debates em grupos para definição de estratégias para as eleições em 2024.
No período da tarde, o Puxirum das Mulheres aconteceu em quatro grupos, com a abordagem de um tema específico por cada um deles, como Sexualidade, Assédio, Relacionamento, Religião e Dinheiro. Após as reflexões no grupo, abriu-se o debate em plenária. Em seguida, como processo para o autocuidado, realizou-se a massagem coletiva.
O encontro finalizou na manhã do domingo com uma avaliação do que foi bom e do que precisa melhor, concluindo com uma dinâmica de entregar uma lembrança a outra companheira como gesto de unidade e amizade.