Por meio de uma carta dirigida a toda Companhia de Jesus, o superior geral dos jesuítas, Pe. Arturo Sosa, SJ, convocou os superiores maiores para uma cúpula mundial que ocorrerá de 17 a 26 de outubro, em Roma (Itália).
O encontro será um marco para a reflexão e o discernimento sobre temas centrais da vida e missão da Companhia de Jesus. Entre os assuntos em destaque estão: a vida e missão dos jesuítas, o voto de pobreza, a implementação de programas de prevenção e criação de ambientes seguros em suas comunidades e obras apostólicas e o papel das mulheres no apostolado jesuíta. Este será o terceiro encontro mundial do gênero, seguindo os realizados em 2000 e 2005.
Um discernimento inspirado pela 36ª Congregação Geral
De acordo com o Pe. Sosa, a cúpula representará “um passo importante no processo de discernimento da vida-missão da Companhia de Jesus inspirado pela 36ª Congregação Geral”. Ele destacou que esta Congregação exortou os jesuítas a responderem “corajosamente aos sinais por meio dos quais o Espírito Santo está nos guiando para servir a missão confiada pelo Senhor Jesus à Igreja”.
Entre os pontos centrais, o superior geral enfatizou a necessidade de um “exame profundo do significado e dos desafios do voto de pobreza”, que será acompanhado de uma revisão dos Estatutos de Pobreza Religiosa e da Instrução sobre Administração e Finanças da Companhia de Jesus. Segundo ele, esses temas têm sido objeto de atenção especial por inspiração do Espírito Santo.
Com este encontro, a Companhia de Jesus reafirma seu compromisso em discernir e responder aos desafios do mundo contemporâneo, fortalecendo sua missão de servir à Igreja e à sociedade com profundidade espiritual e compromisso evangélico.
Com informações do site Jesuits.Global