Tem início 51ª Assembleia Geral da CNBB

foto“Comunidade de comunidades. A nova paróquia”. Este o tema central da 51ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que teve início nesta quarta-feira, dia 10 de abril, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A abertura do evento reuniu cerca de 300 bispos com a Santa Missa na Basílica de Aparecida, celebrada pelo Presidente da CNBB, Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raimundo Damasceno Assis (foto). O encerramento dos trabalhos está previsto para o próximo dia 19, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho.

O tema-base dessa Assembleia Geral do episcopado brasileiro ressalta o anúncio de Jesus revelando que o Reino vai ser formado por uma comunidade de discípulos. Segundo Dom José Luiz Majella Delgado, bispo de Jataí (GO), na metodologia proposta pela Comissão de elaboração do texto, o mesmo só se concluiria na Assembleia de 2014. O objetivo é que o documento final seja enriquecido pelas experiências das paróquias, das comunidades e dos regionais.

Reunidos no Santuário de Aparecida, os participantes da Assembleia devem formular diretrizes para a renovação pastoral e revitalização do sentido comunitário das paróquias. Segundo o Presidente da CNBB, a Igreja é missionária por natureza e as paróquias devem reavivar esse espírito missionário. Dom Raimundo disse ainda que é “necessário ir em busca dos que se afastaram, para que redescubram a beleza, a alegria da fé em Jesus Cristo, a importância da vivência comunitária e dos sacramentos”.

Os trabalhos da 51ª Assembleia terão início todos os dias com a celebração da Santa Missa às 7h30 da manhã no Altar Central da Basílica de Aparecida. Nos dias 13 e 14 de abril os bispos participam de um retiro espiritual.