Entre 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e 04 de outubro, festa de São Francisco de Assis, a Igreja celebra o Tempo da Criação, período que une fiéis e comunidades na oração e no compromisso de cuidar da Casa Comum.
Instituído pelo Papa Francisco, o Tempo da Criação propõe ampliar o louvor ao Criador, fortalecer a consciência sobre a grandeza de sua obra e renovar a Aliança estabelecida por Deus com todas as criaturas (Gn 9,8-17).
Entre os gestos concretos sugeridos para esse período estão:
- Rezar e agradecer pela beleza da vida e pelas pessoas que lutam pela justiça socioambiental;
- Reencantar-se com a presença do Espírito Santo na singularidade de cada ser criado;
- Reduzir o consumo, reciclar, preservar biomas e ampliar áreas verdes;
- Promover uma mudança de mentalidade e de hábitos insustentáveis;
- Integrar a temática da Criação às liturgias, com destaque para a Missa pela Proteção da Criação.
Neste ano, o tema escolhido é Paz com a Criação, inspirado em Isaías 32,14-18. A reflexão proposta pelo Comitê Diretivo Ecumênico recorda o cenário de uma Criação desolada pela injustiça e pela ruptura da relação entre Deus e a humanidade, apontando a necessidade de restaurar a harmonia por meio da fé, da justiça e do cuidado integral com o planeta.
Na mensagem de 2025, o Papa Leão XIV convida todos a renovarem o compromisso de cuidar da Casa Comum, praticando a justiça ambiental e tornando-se sementes de esperança e paz em meio aos desafios atuais.
O Comitê Diretivo Ecumênico do Tempo da Criação preparou um guia que irá ajudá-lo a aprender e a planejar esta temporada. Faça o download gratuito aqui.




