home

Tese de jesuíta brasileiro é publicada como livro na Espanha

Após cinco anos de muito estudo na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), o padre Adelson Araújo dos Santos, delegado para a Formação da Província dos Jesuítas do Brasil – BRA, finalizou sua tese de doutorado sobre o Exame de Consciência na espiritualidade inaciana. O importante trabalho rendeu ao jesuíta brasileiro o convite para transformar o estudo em livro, que acaba de ser lançado pelas editoras Mensagero e Sal Terrrae, em parceria com a Universidade Pontifícia de Comillas (Espanha).

01.06.2016-padre-adelson-livro-3Lançada há pouco mais de um mês, a obra integra a Coleção Manresa, prestigiada publicação espanhola especializada em espiritualidade inaciana. “Desejo que a publicação da minha tese doutoral sirva de alguma forma para aumentar entre nós a prática deste pequeno exercício do exame espiritual cotidiano, nos ajudando a ser verdadeiros contemplativos na ação. Eu agradeço a Deus a graça que Ele me concedeu de dedicar esse período da minha vida a um estudo profundo sobre uma das riquezas espirituais deixadas por Santo Inácio de Loyola, não apenas para nós, jesuítas, mas para todas as pessoas desejosas de conhecer e viver uma espiritualidade de apóstolo, que está sempre buscando em tudo amar e servir”, afirma padre Adelson.

“Desejo que a publicação da minha tese doutoral sirva de alguma forma para aumentar entre nós a prática deste pequeno exercício do exame espiritual cotidiano, nos ajudando a ser verdadeiros contemplativos na ação”

Padre Adelson Araújo dos Santos

O livro, de 440 páginas que estão agrupadas em 10 capítulos, é organizado em três grandes partes: as raízes doutrinárias do exame inaciano; a experiência inaciana do exame; e a importância do exame na doutrina espiritual inaciana e na espiritualidade da Companhia de Jesus. Padre Adelson explica que “o exame cotidiano ou exame de consciência faz parte do conjunto de exercícios espirituais reunidos por Santo Inácio de Loyola no seu famoso livro, que revela a sua própria experiência espiritual e que lhe serviu de inspiração para escrever as Constituições da Companhia de Jesus”.

O trabalho do jesuíta busca entender as causas da prioridade que o exame de consciência teve para Inácio, a partir de sua experiência pessoal. “Eu penso ter conseguido encontrar o nexo causal entre a importância que ele dava ao exame e a sua busca incessante de viver uma espiritualidade na apostolicidade, ou seja, de ser capaz de buscar e de encontrar a Deus em todas as situações e lugares”, afirma.

Por enquanto, não há versão do livro em português, somente em espanhol, mas a obra pode ser adquirida pelo site: gcloyola.com. Sobre a publicação no Brasil, o jesuíta diz que está dialogando com as faculdades de Teologia e editoras, com a esperança de que isso aconteça em breve. Padre Adelson afirma que ainda tem alguns exemplares disponíveis para os leitores brasileiros e que os interessados podem solicitar o livro ao jesuíta pelo e-mail adelsonsj@gmail.com.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários