Transformação social e ciência: estudante da RJE representa o Brasil em Estocolmo

Manoel Nunes, estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Diocesano, em Teresina (PI), sempre gostou de tecnologia e ciência. E foi na instituição da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) que o jovem conseguiu se dedicar a essa paixão e montou um projeto que foi premiado em feiras nacionais e internacionais. 

O trabalho Rover aquático autônomo para monitoramento de qualidade da água: Uma ferramenta portátil de baixo custo começou a ser desenvolvido em 2023, com o auxílio de professores da instituição. “É um barco autônomo que serve para identificar focos de contaminação em água doce, tanto em rios como em lagos. A pessoa só coloca uma rota para ele, e ele faz todo esse percurso. Ele promete revolucionar a forma como a identificação de contaminação é feita, porque hoje em dia os órgãos públicos e privados não têm medidas efetivas para conter esse tipo de contaminação e nem identificá-la”, explica.

Depois de ganhar a etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024 (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), ele representará o país no final do mês de agosto na Suécia. Antes, Manoel precisa do apoio de todos para ganhar a votação popular da premiação. 

Vote aqui: https://siwi.org/stockholm-junior-water-prize 

Nome do projeto: AQUATIC ROVER: AN AUTONOMOUS VEHICLE FOR WATER QUALITY: A LOW-COST PORTABLE TOOL

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários