Durante o lançamento da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, que aconteceu na última semana, em Porto alegre (RS), foi gravado o programa Debates TV COM, que será exibido no próximo domingo (16), às 16h. O foco da mesa redonda foram as questões que giram em torno das estratégias para a formação de competências em uma economia de conhecimento.
O apresentador e jornalista Tulio Milman abriu o discussão com a seguinte pergunta: “O que o mercado espera de uma universidade hoje?” O primeiro debatedor a responder foi o presidente da ADVB gaúcha (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), Telmo Costa, que sintetizou em sua fala a importância de saber aplicar o que se aprende na academia.
O CEO da HT Micron, Ricardo Felizzola destacou que “é preciso transformar a atitude para proporcionar o desenvolvimento”. Para ele, a sociedade tem grande expectativa para a união do mercado e da academia. “Tentar entender seu papel buscando uma parceria com as empresas” foi a resposta dada pelo sócio fundador da SBA, Osvaldo Burgos Schirmer. O último a responder a questão foi o professor Luiz Carlos Maldaner. “É preciso estar perto das empresas e da comunidade para responder de forma adequada a esses anseios”, afirmou.
Um argumento que perpassou todas as repostas dos debatedores foi o entendimento da universidade como fornecedora de mão de obra qualificada. As discussões giraram no sentido de buscar o abandono do academicismo e entendimento do empreendedorismo como uma atitude empreendedora, que ultrapassa a questão de ter o próprio negócio, pois está explícita nos atos de quem desenvolve o perfil. “Assumir riscos, liderar sua equipe e seguir em frente, esse é o tipo de atitude que define um empreendedor”, afirmou Schirmer.
Fonte: Unisinos