As instituições de ensino da RJE (Rede Jesuíta de Educação), em Teresina (PI), promoveram um dia de formação para 14 jovens e adolescentes que participam do Programa de Aprendizagem Jovem Aprendiz. Realizado no Sítio Santo Inácio, o encontro reuniu aprendizes das escolas Padre Arrupe e Santo Afonso Rodrigues (ESAR) e do Colégio Diocesano, no dia 24 de março.
A formação teve início com um momento de oração, com a assistente social da ESAR, Alessandra Marques, e prosseguiu com uma palestra e dinâmica da psicóloga e analista de RH do Colégio Diocesano, Jacymara Coelho, com o tema Postura profissional no ambiente de trabalho. A palestra tratou, entre outros tópicos para orientação profissional, da questão dos desenvolvimentos cognitivo, físico e psicossocial, objetivos da pedagogia inaciana, cumprimento das normas e o bom relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. A dinâmica ainda proporcionou uma avaliação dos conhecimentos dos jovens em relação às instituições nas quais estão inseridos.
“Acredito que o mais importante do nosso trabalho é formamos seres humanos fundamentalmente bons, que entendam e conciliem os desafios que a vida nos propõe diariamente”
Hildelblane Alves
A formação contou com um depoimento de Luís Monteiro, auxiliar administrativo da Escola Padre Arrupe. Hoje contratado da instituição de ensino jesuíta, ele lembrou que, após finalizar o período como jovem aprendiz, foi efetivado pela Escola. “A oportunidade de trabalhar na RJE e a experiência como aprendiz fizeram a diferença na minha vida. É muito importante cada um fazer seu projeto de vida, a curto, médio e longo prazo”, disse Luís, que atualmente é universitário em dois cursos de Ensino Superior, um de Gestão de Recursos Humanos e outro de Administração.
A assistente social da Escola Padre Arrupe, Hildelblane Alves, também recordou os tempos de jovem aprendiz e destacou que, por ser comprometida e desenvolver as atividades com bom desempenho, também foi contratada. “De lá para cá, passei por diversas áreas. Hoje, faço o que gosto, pois, atualmente, sou assistente social da Escola Padre Arrupe e contribuo com o protagonismo de muitos jovens na sociedade. Acredito que o mais importante do nosso trabalho é formamos seres humanos fundamentalmente bons, que entendam e conciliem os desafios que a vida nos propõe diariamente”, salientou Hildelblane, que é formada em Pedagogia e Serviço Social.
Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV