A experiência comunitária da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) tem se destacado no cenário internacional. O projeto Imersão na Comunidade de Passarinho conquistou o 3º lugar no Concurso Latino-americano de Fotografia para Experiências Educativas Solidárias ‘Histórias que transformam’, realizado pelo Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (Clayss), com sede em Buenos Aires (Argentina).
O projeto de extensão da Unicap foi criado em 2017 e, desde então, teve a participação de mais de 300 alunos em que eles partilham os seus dons, competências e habilidades (muitas delas desenvolvidas em seus cursos acadêmicos) com a comunidade de Passarinho, em Olinda (PE), que abre as portas de suas casas para recebê-los.
As fotografias do ensaio que foram submetidas ao concurso retratam parte das visitas. “Nesses encontros, formam-se pontes de amizade e realizam-se experiências profundas. Essas fotos representam alguns desses momentos, cujas marcas estão nos corações e na vida de todos que vivenciaram essas experiências”, conta o coordenador do projeto, Prof. João Elton de Jesus.
Por sua vez, o Pró-reitor Comunitário e de Extensão, Pe. Delmar Cardoso, destaca: “o concurso feito pela Clayss sublinha ainda mais o fato de que a extensão tem como protagonistas os próprios estudantes. Isso nos entusiasma a continuar na missão de fazer da Unicap referência em extensão no Brasil”.
Ao todo, a organização do concurso recebeu 79 propostas de 64 instituições da Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru e Uruguai. A Facultad de Artes, Universidad Nacional de La Plata e a Escuela Secundaria Técnica de la UNSAM, ambas da Argentina, conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente.
Texto com informações do portal da Unicap