O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Pe. Pedro Rubens Oliveira, SJ, participou de uma reunião na Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) para discutir a formatação de um edital voltado para o acolhimento de cientistas refugiados de guerra. O encontro, que aconteceu na manhã de terça-feira (29), contou com a participação de reitores de todas as universidades pernambucanas e gestores da Facepe.
A reunião foi conduzida pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, e pelo presidente da Facepe, Fernando Jucá. A previsão de recursos do edital é de R$128.200,00 e as bolsas teriam doze meses de duração, podendo ser renovadas por mais doze meses. Ainda não há definição de data de lançamento, mas a expectativa é de que aconteça nos próximos dias.
A conversa girou em torno das possibilidades de acolhimento de cientistas refugiados de guerra ou áreas de conflito. Pe. Pedro Rubens chamou a atenção para a importância de manter um olhar atento às mulheres: “Até mesmo como uma retratação do Brasil diante do absurdo que a gente assistiu na internet com as mulheres ucranianas”. Pelo que foi discutido entre os gestores, a ideia do edital seria contemplar também pesquisadores de outras nacionalidades.
No último dia 3 de março, o governo federal lançou uma portaria interministerial que trata da concessão do visto temporário e da autorização de residência para fins de acolhida humanitária aos ucranianos e aos apátridas que tenham sido afetados ou deslocados pela situação de conflito armado na Ucrânia.
Ao final do encontro e em tom de agradecimento pela participação dos reitores na reunião, o secretário Lucas Ramos destacou a contribuição das universidades na superação de problemas da humanidade. “O investimento em pesquisa científica nos fez alcançar a vacina, que nos permitiu retomar as atividades. Vidas que foram preservadas por homens e mulheres que se dedicaram dentro dos laboratórios das universidades, principalmente, a encontrar soluções para os problemas cotidianos. Fica o destaque do papel da universidade na construção desse futuro em Pernambuco”, disse ele se referindo aos investimentos feitos pelo estado em pesquisas relacionadas a Covid-19.
Fonte: Unicap