Alunos e professores do curso de Direito e do Mestrado em Direito Canônico participaram nesta quinta-feira (26) de uma conferência com o Pe. Damian Astigueta, SJ, delegado da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma para os Institutos Superiores de Direito Canônico. Com o tema Abusos Sexuais e a Legislação Canônica, o evento enfatizou a necessidade urgente de ações coletivas para a prevenção de abusos sexuais e para a promoção de um ambiente seguro e acolhedor, atraindo religiosos, padres, leigos, professores e membros da sociedade civil.
O evento contou com a participação do vice-reitor da Unicap, Pe. Delmar Cardoso, SJ; da assessora da Escola de Humanidades, Direito, Economia e Gestão, Karina Vasconcelos; do coordenador do Curso de Direito da Unicap, Prof. Dr. Felipe Sarinho; do bispo da Diocese de Nazaré, Dom Lucena; e do Pe. Christiano de Souza, do Instituto Superior de Direito Canônico do Recife, além de bispos, padres, leigos, religiosos, estudantes e membros da sociedade civil.
Padre Astigueta ressaltou a importância de discutir a temática em diversos organismos e instituições. “Minha contribuição vai desde uma introdução histórica para mostrar de maneira harmônica as diferentes formas de proceder contra esse delito, de acordo com os diversos organismos do Estado do Vaticano. É uma grande oportunidade para falarmos sobre procedimentos e, sobretudo, para escutar as opiniões e contribuições dos que acompanham nossa palestra”, declarou.
Dom Lucena destacou a valiosa contribuição do Pe. Damian, que não se limita apenas à discussão da legislação canônica, mas também oferece um espaço para que a comunidade acadêmica reflita sobre os desafios e responsabilidades da Igreja na contemporaneidade. “É muito importante receber todas essas pessoas para esse aprofundamento e reflexão sobre o andamento da Igreja e os casos especiais de abuso, além de atualizar o direito canônico para a aplicação em nossa realidade”, afirmou.
A assessora da Escola de Humanidades, Direito, Economia e Gestão, Karina Vasconcelos, também ressaltou a relevância do evento. “É um momento muito significativo para a reflexão filosófica, teológica e jurídica, um passo importante para a construção desta escola, que está apenas começando, mas já se mostra promissora para a reflexão das humanidades”, concluiu.
O Instituto de Direito Canônico do Recife, vinculado à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e localizado na Unicap, está incluído na programação de visitas dos representantes do Vaticano, que ocorrem a cada dois anos. “É uma alegria recebê-lo hoje. Esta visita marca o início de uma valiosa experiência de crescimento acadêmico, especialmente com uma conferência sobre um tema de grande relevância nos dias atuais, explicou Pe. Christiano de Souza.
Fonte: Unicap