O Global Business Projects é uma iniciativa de produção estratégica desenvolvida por pós-graduandos do Brasil e do exterior. O programa aproxima estudantes internacionais da área de Gestão e Negócios para oportunizar uma experiência prática de consultoria empresarial em organizações com atuação global. Entre as 13 universidades participantes, a Unisinos é a única brasileira – pelo terceiro ano consecutivo – e sediará a atividade final, chamada de Hub City Weekend, nos próximos dias 18 e 19.
Desde janeiro, as mestrandas Júlia Azevedo, Débora Moehlecke e Rose Floriano participam de encontros virtuais de negócios junto a estudantes de universidades de todo o mundo, para definir as ações do programa – sempre com a orientação de professores dessas instituições. Para dar andamento ao projeto, as equipes viajam até a empresa e trabalham ao lado dela a fim de desenvolver novas ideias de negócios e colocá-las em prática.
Enquanto Rose se dedica à Monsanto, Júlia e Débora somam esforços para prestar consultoria à multinacional alemã SAP. “Nos organizamos para atender os objetivos propostos pela empresa”, conta Júlia, “o projeto ainda está em fase de construção, mas esperamos corresponder às expectativas do cliente”. O professor Marcelo Fonseca, um dos coordenadores da iniciativa, complementa: “Esse movimento evidencia a inserção internacional que a Escola de Gestão e Negócios da Unisinos quer ter”. Também são responsáveis pelo GBP os docentes Yeda Souza, Cláudia Bitencourt e Iuri Gavronski.
Na sexta-feira (17), a Unisinos recebe os participantes do programa no campus de São Leopoldo (RS), para exibição do painel Doing Business In Brazil. À tarde, no mesmo dia, ocorre a apresentação do painel corporativo How can we foster innovation.
Fonte: Unisinos