home

Unisinos lançará livro sobre a vida de anfíbios em agosto

Em agosto de 2017, o programa de Pós-Graduação em Biologia da Unisinos lançará um livro sobre anfíbios costeiros do sul do Brasil e do Uruguai. A região, que é a maior extensão litorânea do mundo, foi pesquisada por mais de 15 anos. A publicação mostrará a diversidade de formas de vida encontradas no local. Coordenada pelo professor da Unisinos, Alexandro Marques Tozetti, a investigação aconteceu com mais intensidade na última década, quando foram feitas expedições para catalogar as espécies de anfíbios.

Foram empregadas técnicas de análise como armadilhas, gravações de canto, procura visual noturna, até mesmo escuta de relatos de outros estudiosos. Com a coleta dos dados, os pesquisadores criaram uma lista representativa e confiável da fauna observada. “A quantidade de animais da maioria das espécies é muito grande, acima dos padrões para habitats costeiros e com baixa densidade de cobertura vegetal”, relata Tozetti.

“Há algo que ainda não entendemos sobre como uma exuberância tão grande de organismo pode viver em um habitat aparentemente tão pouco produtivo, como os cordões de dunas. Isso ainda nos intriga, mas provavelmente está relacionado com a variedade de habitats associado às dunas, como manchas de restinga e lagoas temporárias.”, completa.

Os autores compartilharam conhecimento de forma clara e didática para todos os públicos. Ao darem visibilidade às espécies, os pesquisadores pretendem conscientizar sobre habitats que vêm sucumbindo com a exploração imobiliária, à conversão de suas áreas em plantações de pinus e eucalipto, e os impactos ambientais de empreendimentos que nem sempre são bem avaliados

De acordo com Tozetti, a pesquisa ainda não terminou. “Ela deve continuar por muitos anos, pois seus objetivos ainda não foram completamente alcançados. No Brasil, ainda falta localizar a população de uma espécie que não é vista há quase cinco décadas, o sapo de chifre. Ele é a capa do livro que estamos produzindo. Seu último registro no país foi feito na década de 1980. Acreditamos que ele persiste no nosso litoral e temos esperança de encontrá-lo”, comenta.

Participaram também do estudo os professores Eaul Maneyro, da Universidad de la Republica (Uruguai), e Daniel Loebmann, da Universidade Federal do Rio Grande, além do doutorando Luis Fernando Marin da Fonte, da Universität Trier (Alemanha).

Para tirar o livro da gaveta

O livro Anfíbios – Planícies costeiras do Uruguai e Brasil subtropical será lançado em agosto, após a conclusão de uma campanha de financiamento coletivo para cobrir os custos finais da publicação. Ele é escrito em três idiomas (português, inglês e espanhol) e apresenta as principais informações das espécies em forma de ícone, para que mesmo pessoas recém alfabetizadas consigam compreendê-las.

A campanha é on-line (Catarse) e segue até o dia 20 de julho. “Falta muito pouco para podermos finalizar essa etapa e ‘tirar o livro da gaveta’. Com as doações, as pessoas vão viabilizar a publicação do material e boa parte da tiragem será doada a escolas e bibliotecas, ajudando a disseminar o conhecimento”, conclui Tozetti.

As contribuições podem ser pequenas, a partir de R$ 10. Porém, doando R$ 25 ou mais, a pessoa recebe brindes, como ímãs de geladeira, ecobags e camisetas. Todas as recompensas foram produzidas especialmente para promover o livro e agradecer pelo apoio. Há, inclusive, uma opção em que o doador ganha passaporte para acompanhar uma expedição com o grupo de pesquisadores.

Você pode contribuir pelo site da campanha. Clique aqui e saiba mais!

 

Fonte: Unisinos (São Leopoldo/RS)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários