Avaliar os serviços prestados é a oportunidade que a instituição tem de manter o que está bom, e melhorar o que não está de acordo com a expectativa dos usuários. É por isso que a Unisinos realizou mais uma pesquisa de satisfação sobre os seus serviços. A avaliação contempla o atendimento, as salas de informática, as secretarias e postos, a biblioteca, os estabelecimentos de alimentação, os transportes, entre outros.
No total, mais de 1800 pessoas (entre alunos, professores, tutores e funcionários) participaram da análise desenvolvida pela Coordenadoria de Avaliação Institucional e a pela Unidade de Serviços Acadêmicos. A graduação presencial do campus de São Leopoldo foi a que teve a maior representatividade entre os estudantes, com mais de 85%. No fim, a avaliação dos serviços foi muito boa, considerando que os níveis de satisfação apontados ficaram entre sete e oito na média geral.
A importância dos dados coletados ajuda no aprendizado da universidade, tanto do ponto de vista quantitativo, quanto qualitativo. Para Artur Jacobus, diretor da Unidade de Serviços Acadêmicos, a opinião dos alunos é fundamental para o planejamento dos setores responsáveis pelos serviços da Unisinos. “Uma pesquisa como essa revela, para a instituição, quais serviços estão sendo prestados com qualidade e quais precisam ser aperfeiçoados. São os estudantes que os utilizam e, portanto, é imprescindível escutá-los. A pesquisa permite sistematizar essa escuta, transformando-se no mais importante subsídio para o planejamento estratégico das áreas responsáveis”, destaca.
Fonte: Unisinos
Texto: Pablo Furlanetto / Imagens: Rodrigo W. Blum