A Semana de Estudos Amazônicos (Semea) vem aí! Entre os dias 25 e 29 de setembro, em São Bernardo do Campo (SP), a Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros (FEI) receberá a 5ª edição do evento. A iniciativa é impulsionada pelo Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma) e ocorre desde 2016.
A proposta do evento é garantir espaços não amazônicos para reflexão e troca de saberes, a fim de sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade civil para os principais temas de debate do universo da Amazônia e desafios socioambientais.
Na programação constam mesas de debate, palestras, oficinas, apresentações culturais, rodas de conversa e momentos de mística e espiritualidade amazônica. E temas como governança territorial, economia circular, tecnologias socioambientais, direitos humanos, direitos da natureza e outras pautas fazem parte da edição deste ano. A iniciativa acontece com a presença dos povos originários e tradicionais da Amazônia.
O provincial do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, o delegado para a Preferência Apostólica Amazônia (Paam), Pe. David Romero, SJ, o secretário de Justiça Socioambiental, Pe. Jean Fábio Santana, SJ, e o secretário de Juventude e Vocações, Pe. Edson Tomé, SJ, são algumas das autoridades confirmadas na Semea.