home

Viajando com dignidade: ouvir, sonhar, agir

Viajando com dignidade: ouvir, sonhar, agir: este é o tema do décimo Dia Internacional de Oração e Conscientização Contra o Tráfico de Pessoas, em 08 de fevereiro, dia instituído em 2015 pelo Papa Francisco na festa de Santa Bakhita, a irmã sudanesa vítima de tráfico e símbolo universal do compromisso da Igreja contra este flagelo.

O tráfico de seres humanos é o processo pelo qual as pessoas são coagidas ou atraídas por falsas perspectivas, recrutadas, realocadas e forçadas a trabalhar e viver em condições de exploração ou abusivas. É um fenômeno, como alertam relatórios recentes das Nações Unidas, em evolução contínua e dramática.

Uma semana de mobilização e oração com engajamento juvenil no centro

Milhares de pessoas em todo o mundo – em muitas paróquias, comunidades e associações – reunir-se-ão para refletir, rezar e partilhar as suas experiências de envolvimento contra este fenômeno global.

Em Roma (Itália) são esperados 50 jovens representantes de organizações parceiras do Dia. São estudantes, voluntários, investigadores, criativos, comunicadores, ativistas e operadores contra o tráfico e de 02 a 08 de fevereiro participarão em sessões de formação e sensibilização sobre o tráfico. As iniciativas arrancam no dia 02 de fevereiro com a chegada de todos os delegados a Roma. O dia seguinte, 03 de fevereiro, marca o primeiro dia de atividades formativas; na manhã de domingo, 04 de fevereiro, participarão da Oração do Angelus na Praça de São Pedro.

Na terça-feira, 06 de fevereiro, às 16h15, acontecerá um flash mob contra o tráfico na Piazza Santa Maria em Trastevere, Roma. Em seguida, às 17h30, haverá uma vigília ecumênica de oração na Basílica de Santa Maria in Trastevere em cinco idiomas (italiano, inglês, francês, espanhol e português) baseada nos cinco elementos: água, fogo, ar, metal e terra. Na quarta-feira, 07 de fevereiro, o grupo internacional participará da Audiência com o Papa Francisco na Sala Paulo VI do Vaticano.

Peregrinação on-line em todos os continentes

Na quinta-feira, 08 de fevereiro, acontecerá a Peregrinação on-line de oração e conscientização contra o tráfico de pessoas, atravessando todos os continentes e fusos horários. Começa às 9h30 na Oceania, seguida pela Ásia, Oriente Médio, África, Europa, América do Sul e finalmente termina às 16h30 com a América do Norte. Mais de 50 países estão envolvidos e o bloco central, pelo segundo ano consecutivo, é confiado a jovens engajados contra o tráfico. Tal como nos últimos anos, espera-se também uma mensagem do Papa Francisco.

O evento será transmitido ao vivo em cinco idiomas (inglês, espanhol, português, francês, italiano) em www.prayagainsttrafficking.net

O tráfico está à nossa volta, nas nossas cidades, mas é muitas vezes invisível aos nossos olhos. Com este Dia, queremos aumentar a consciência sobre o assunto, refletir sobre a situação de violência e injustiça sofrida pelas vítimas deste fenômeno global e propor soluções concretas. Convidamos todos a ouvir e observar atentamente, a sonhar junto com os jovens por um mundo melhor e a agir pela mudança, a partir do compromisso pessoal, comunitário e institucional para combater eficazmente as causas do tráfico e da exploração.

A rede do Dia Internacional

A iniciativa é coordenada por Talitha Kum, a rede internacional anti tráfico com mais de 6 mil irmãs, amigas e parceiras. É promovido pela União Internacional dos Superiores Gerais (UISG) e pela União dos Superiores Gerais (USG), em colaboração com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o Dicastério para a Comunicação, o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Apostólica. Life, Rede Mundial de Oração do Papa, Caritas Internationalis, CoatNet, Movimento dos Focolares, Serviço Jesuíta para Refugiados, União Internacional das Associações de Mulheres Católicas (WUCWO), Grupo de Trabalho JPIC-Anti-Tráfico (UISG/UISG), The Clewer Initiative, a Associação Comunitária Papa João XXIII, a Federação Internacional da Ação Católica, a Associação Italiana de Guias e Escoteiros Católicos (AGESCI), o Grupo Santa Marta e muitas outras organizações em todo o mundo.

Fotos cortesia de Talitha Kum e UISG. Foto do cabeçalho © Asaf Ud Daula – Emoções para gerar mudanças.

Fonte: Comunicado de imprensa do site da UISG

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários