Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Vídeo de estudantes é finalista em festival

  • Postado em: 14 de junho de 2017

O vídeo produzido pelas estudantes Maria Eduarda Correa e Pietra Doro Spindola, do Colégio Medianeira, foi um dos finalistas do Festival B Green, competição de vídeos ecológicos, promovido pela OFICINA – Escola Profissional do INA, em Portugal.

O curta-metragem das jovens, que participam da Oficina de Cinema e Fotografia do Colégio Medianeira, envolve múltiplas linguagens, como a poesia, escrita por Pietra, e que é peça-chave para o filme. “A gente pensou primeiro no poema e depois no roteiro. As palavras surgiram na minha mente”, explicou a estudante.

Os vencedores do Festival B Green foram conhecidos no dia 2 de junho. O vídeo das alunas do Colégio Medianeira não conquistou o prêmio, mas para elas participar da competição já foi um grande presente.

Segundo Alexandre Rafael Garcia, responsável pela Oficina do Colégio, o festival é um incentivo à produção audiovisual realizada dentro do Medianeira. Para o educador, essa é uma estratégia de estímulo à criação de vídeos de maneira autônoma e criativa. “A ideia veio delas dentro do espaço físico e acadêmico da oficina”, comentou.

O educador reforçou ainda o caráter interdisciplinar da Oficina de Cinema e Fotografia. Ao trazer à tona questões como a sustentabilidade – que faz parte do projeto da escola Abra seus olhos e veja coisas novas – de maneira crítica e criativa, os estudantes estão colocando em prática a proposta de Aprendizagem Integral. “A Maria Eduarda e a Pietra fizeram algo que vai além do discurso institucional, criaram algo que é realmente delas”, resumiu.

Como exemplifica o Projeto Educativo Comum (PEC), número 32, nas jornadas de práticas pedagógicas e aprendizagens, o professor é mais que um mediador de conhecimento, tendo como função mapear e acompanhar os estudantes para uma apropriação significativa das aprendizagens.

Para Alexandre, testemunhar o desenvolvimento de novas capacidades e habilidades nos estudantes demonstra que o trabalho, a longo prazo, é bem sucedido e motivo de orgulho para toda a comunidade educativa. O educador relembra que as duas pequenas cineastas estão na oficina há cinco anos.

A Oficina de Cinema e Fotografia, e também as demais atividades do Centro de Artes e do Centro de Esportes, é um importante movimento de Aprendizagem Integral e de sensibilização estética, além de fortalecer o Projeto Pedagógico do Medianeira e a busca pela formação de sujeitos competentes, criativos e comunicativos. Em 2016, o estudante Vítor André Guaresi Portela também participou da competição portuguesa.

Conheça o curta-metragem LAR, que foi o único concorrente brasileiro na competição:

Fonte: Colégio Medianeira (Curitiba/PR)

 

Compartilhe

AnteriorAnteriorInauguração do Centro de Serviço para a Colaboração, Fé e Espiritualidade
PróximoColégio Antônio Vieira promove núcleo sobre sustentabilidadePróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Valdivino Teixeira de Carvalho, SJ

Comunidade da Unicap celebra Missa de Natal em clima de despedida ao reitor Padre Pedro Rubens

Universidades jesuítas: promovendo uma missão compartilhada de transformação social

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados