home

Virada Pascal na Unicap tem oficina sobre redução da maioridade

 

foto
 
Dentro da programação da Virada Pascal, promovida pelo Instituto Humanitas da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), foi realizada nesta quarta-feira, dia 3 de abril, uma oficina sobre redução da maioridade penal, ministrada pelo coordenador executivo do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares, Rodrigo Deodato (foto), e pela professora de Direito Penal da Unicap, Valdênia Brito.
 
Deodato falou sobre o que está sendo discutido atualmente sobre a maioridade penal. Ele citou o histórico dos códigos da legislação nacional voltados para crianças e adolescentes, sobre o Serviço de Assistência ao Menor e a Funabem. Falou ainda sobre as problemáticas dos três principais Centros de Atendimento Socioeducativos localizados na Região Metropolitana do Recife.
 
Logo após, a professora Valdênia assumiu o comando da oficina e abordou temas mais específicos sobre a redução da maioridade penal. Frisou o marco do sistema de proteção e garantia de direitos, fez uma conjuntura internacional sobre a maioridade penal e uma relação entre crimes envolvendo adolescentes e adultos.
 
Valdênia afirmou querer discutir os efeitos e não as causas do tema. Houve ainda um diálogo sobre as mazelas do sistema e sobre o aumento da criminalidade e do encarceramento. Segundo ela, o controle dos crimes cometidos por crianças e adolescentes não é um problema da maioridade penal.
 
Fonte: Unicap

Compartilhe

Últimas notícias