home

Voluntariado Universitário da Unicap promoverá ações mensalmente

Em 7 de abril, aconteceu mais uma edição do Voluntariado Universitário da Unicap (VOU) que, este ano, passa a acontecer também mensalmente. Os voluntários são universitários que fizeram esta experiência de férias nos meses de julho (2017) e janeiro (2018) e que desejam dar continuidade às ações e oferecer um serviço mais sistemático e aprofundado às populações.  Ao todo, são cerca de 25 jovens que se dividem em duas turmas: na comunidade Cristo Rei, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, confiada à Companhia de Jesus, em Olinda (PE), e na Paróquia diocesana Nossa Senhora da Piedade, que fica próximo à Unicap, em Recife (PE).

Em ambos os voluntariados, os universitários realizam diversas atividades lúdicas e culturais com crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Segundo o estudante jesuíta João Elton de Jesus, que coordena o programa, além do serviço, os voluntários participam de encontros mensais de formação em que são convidados a refletirem sobre questões políticas e socioambientais. “Nesse processo, cada um realiza exercícios de autoconhecimento e, à luz da realidade em que estão inseridos e de seus cursos acadêmicos, também faz o seu Projeto de Vida. Dessa maneira, a Unicap aprofunda a sua característica de universidade comunitária e reafirma o comprometimento com a formação integral de seus alunos, formando homens e mulheres para os demais”, afirma.

VIRADA PASCAL

Nos dias 3 e 4 de abril, o Instituto Humanitas – IHU, da Unicap, ofereceu à comunidade acadêmica a Virada Pascal. Trata-se de um evento com diversas atividades que tem o objetivo de celebrar a Ressurreição do Senhor. Na programação, houve o curso Saúde e Espiritualidade promovida pelo padre André Araújo, que também apresentou seu trabalho com a exposição Sagrado Primitivo. Também houve apresentação de capoeira, realizada pelo Grupo Chapéu de Couro, fundado em 1983, na Unicap.

Nesse evento, houve a Tenda Pascal promovida pelo professor Arthur Peregrino com diversas atividades ligadas à temática judaico-cristã. Em parceria com o curso de Teologia, os estudantes seminaristas fizeram a encenação da ceia pascal judaica e, ao final, aconteceu o Aluminar, com cantos e refrãos de Taizé, seguida de uma partilha de pães caseiros e bebidas.

 

Fonte: Unicap (Recife/PE)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários