A Companhia de Jesus está promovendo ações de solidariedade no Equador desde o dia 16 de abril, quando um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter atingiu a costa noroeste do país, na região próxima à cidade de Muisne, que fica a 173 quilômetros da capital Quito. Segundo as autoridades equatorianas, mais de 650 pessoas morreram e cerca de 16,6 mil ficaram feridas.
O padre Gilberto Freire, provincial da Companhia de Jesus no Equador, enviou uma carta aos jesuítas de outros países para pedir a colaboração de todos nesse momento delicado. Na mensagem, padre Gilberto fala sobre as frentes de trabalho e as possibilidades de ajuda. Clique aqui e saiba mais.
O trabalho dos voluntários está sendo essencial para ajudar as famílias, que ficaram desabrigadas após o terremoto. “A solidariedade inaciana nos convida a não nos deixarmos ficar imóvel à realidade dos outros. Ela nos inspira a ajudar no gerenciamento das doações que temos recebidos dos nossos alunos e suas famílias. Enviamos esse material para as frentes de apoio em Manabí e em coordenação com o nosso trabalho na região, como orientado pelo padre provincial, Gilberto Freire”, conta o padre jesuíta Edwin Moscoso, no boletim da Rede de Juventude Inaciana do Equador. Clique aqui e leia mais.
Campanha S.O.S Equador
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a Cáritas Brasileira lançaram a campanha SOS Equador em solidariedade às vítimas do terremoto. A iniciativa responde ao apelo do papa Francisco ao pedir para que todos rezem pelas populações que sofrem.
Em nota, a presidência da CNBB e da Cáritas Brasileira convidam as comunidades a colaborarem com essa ação em favor das vítimas do terremoto. “Conclamamos as dioceses, paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade para a realização de uma grande corrente de oração e coletas de solidariedade em favor do Equador, lembrando tantas mães, pais e filhos falecidos nessa tragédia”, expressaram as entidades.
Os recursos financeiros arrecadados com a Campanha de Solidariedade SOS Equador serão destinados para ações de socorro imediato às vítimas (água potável, alimentos, abrigos e atendimento a necessidades básicas, especialmente de crianças, mulheres, idosos e pessoas com deficiências). Posteriormente, os recursos serão utilizados para a reconstrução das condições de vida da população afetada.
Assista ao vídeo da campanha:
Caritas Internationalis
A Caritas Internationalis lançou, em nome da Cáritas Ecuador, o Apelo Emergencial (EA, na sigla em inglês) 12/2016, em resposta aos danos causados pelo terremoto. O EA 12/2016 tem como meta o atendimento de 700 famílias (cerca de 3,5 mil pessoas) e prevê ações em quatro eixos: segurança alimentar e artigos não alimentícios, como apoio espiritual, psicológico, social e fortalecimento comunitário; além da reconstrução de moradias e a reativação econômica para a obtenção de meios de sobrevivência.
O EA terá duração de 12 meses (de 1º de maio de 2016 a 30 de abril de 2017) e deverá contar com um orçamento de cerca de 1,4 milhão de euros. O EA 12/2016 da Caritas Internationalis vem reforçar a Campanha de Solidariedade ao Equador – SOS Equador, lançada pela CNBB e a Cáritas Brasileira.
700 famílias serão beneficiadas pelo apelo emergencial da Caritas Internationalis
As 700 famílias que serão beneficiadas pelo apelo emergencial foram selecionadas com base em um conjunto de critérios: perderam tudo e têm poucas possibilidades de recuperar-se econômica e socialmente; receberam ajuda insuficiente ou inexistente de outras organizações; possuem mulheres como principal mantenedora (elas são chefes do núcleo familiar); incluem mulheres grávidas e com filhos menores de idade; possuem chefes de família sem trabalho; possuem membros com necessidades especiais.
Doações
A coleta em solidariedade às vítimas pode ser realizada por meio das contas bancárias, administradas pela Cáritas Brasileira:
Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta Corrente: 33.362-X
Caixa Econômica Federal
Operação: 003
Agência: 1041
Conta Corrente: 3824-6
Fontes| www.jesuitas.ec/ pt.zenit.org / caritas.org.br / www.cnbb.org.br/ g1.globo.com/