Imagine que você tenha uma missão: ensinar, de forma criativa, agradável e precisa, conceitos complexos de Física ou Matemática. Agora, imagine que você tem 14 anos e deve cumprir essa missão em um vídeo de apenas 5 minutos. Esse foi o desafio aceito pelo aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Loyola, Diogo Afonso Leitão, ao se inscrever no Breakthrough Junior Challenge, competição global de vídeos originais e inovadores que comuniquem, de forma eficiente, conceitos de Ciências e Matemática.
O vídeo de Diogo, Quantum Physics: The Nature of Matter, foi selecionado para a semifinal da competição, integrando a lista de 30 trabalhos que se destacaram entre mais de 2,5 mil inscritos de todos os continentes. Para criar o vídeo, o aluno contou com a orientação do professor de Física Patrick Bonnereau. Desde a definição e refinamento do tema até a edição final do vídeo, foram mais de sete meses de dedicação e cinco versões de roteiro. “Além de empolgado com a ciência, o Diogo é muito concentrado, cheio de iniciativa, criativo e apresenta habilidades de um comunicador nato, com apenas 14 anos. Acompanhá-lo nessa jornada foi uma honra. Trabalhamos por algo em que acreditamos, que é a divulgação da Ciência, o Diogo quer compartilhar com outros jovens o prazer que ele tem em aprender”, resume o professor.
Esta é a primeira vez que um participante brasileiro alcança essa fase da competição. O jovem conta agora com a sua participação para ter a chance de levar o Brasil ao primeiro lugar: o vídeo mais curtido, compartilhado ou avaliado com emoji, na página oficial do prêmio no Facebook, até o dia 9 de novembro, vai ter lugar garantido na final! Clique aqui para assistir e curta!
“A divulgação científica pode mudar a forma como as pessoas veem o mundo. E, especialmente no Brasil, em que temos tantas dificuldades na área do ensino e da pesquisa, acho importante contribuir para aumentar a consciência de que é preciso valorizar e investir na Ciência”
Diogo Leitão, aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Loyola
O escolhido pelo voto popular disputará o grande prêmio ao lado de mais cinco candidatos definidos pelo júri. O vencedor será anunciado no início de dezembro. O estudante que for classificado em 1º lugar no prêmio receberá uma bolsa de estudos no valor de US$ 250 mil, a escola de origem receberá US$ 100 mil para investimento nas instalações dos laboratórios de Ciência e o professor que inspirou o trabalho receberá US$ 50 mil.
Talento
O mundo dos vídeos sobre conceitos científicos não é estranho para Diogo. Em 2015, quando estava no 8º Ano do Ensino Fundamental, ele criou um canal de vídeos no YouTube para compartilhar curiosidades sobre ciências. O objetivo era estimular as pessoas a buscarem o saber da ciência e fazer com que se apaixonem por ela. O Portal da Ciência já tem mais de 14.600 seguidores e conta com vídeos que alcançaram mais de 114 mil visualizações.
Diogo explica que a participação no Breakthrough Junior Challenge é uma oportunidade única para ampliar a popularização dos conhecimentos científicos. “A divulgação científica pode mudar a forma como as pessoas veem o mundo. E, especialmente no Brasil, em que temos tantas dificuldades na área do ensino e da pesquisa, acho importante contribuir para aumentar a consciência de que é preciso valorizar e investir na Ciência”, resume o estudante de 14 anos, que tem como uma de suas principais inspirações o astrônomo Carl Sagan (1934-1996).
Fonte: Colégio Loyola (Belo Horizonte/MG)