O Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, comunicou hoje, 30 de janeiro, a nomeação do Pe. Mieczyslaw Smyda para a missão de conduzir a Província do Brasil. Pe. Smyda é nascido em Piwniczna, Nowy Sacz (Polônia), tem 62 anos de idade e 46 anos de Companhia. Em 2008, naturalizou-se brasileiro.
Pe. Smyda é bacharel em Filosofia e Teologia, títulos obtidos em Cracóvia e Varsóvia, na Polônia, e mestre em Liturgia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Entre as missões dentro da Companhia, já foi prefeito da Igreja do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), diretor de Pastoral do Colégio São Francisco Xavier, e da Pastoral do Colégio São Luís, ambas em São Paulo (SP), e diretor Geral do Colégio São Luís (SP), entre 2003 e 2008, e do Colégio Santo Inácio (RJ), entre 2009 e 2011. Entre 2011 e 2014, desempenhou a função de Provincial da antiga Província BRC (Brasil Centro-Leste).
Após a criação da Província do Brasil em 2014, ele desempenhou a função de superior de Plataforma Apostólica e, nos últimos dois anos, exercia a função de Delegado para a Saúde e Bem-Estar da província.
Pe. Smyda substituirá ao Pe. João Renato Eidt, que assumiu a função de Provincial do Brasil em 16 novembro de 2014. Em sua mensagem comunicando a nomeação, o atual Provincial pediu: “Rendamos graças a Deus e rezemos pelo Pe. Smyda para que seja fortalecido pela graça divina na missão que a Companhia lhe confia como serviço a toda a nossa Província. Como corpo apostólico, estaremos unidos a ele com nossa colaboração, disponibilidade apostólica e orações a fim de que possamos servir mais e melhor”.
A data de posse do Pe. Smyda como Provincial ainda não foi marcada e deverá ser divulgada em breve.