A Província dos Jesuítas do Brasil comunica com profundo pesar o falecimento do Pe. Roque Schneider, SJ, nesta madrugada (26/02), na Comunidade de Saúde e Bem-Estar Nossa Senhora da Estrada, em São Paulo (SP), onde residia desde 2013. Com 90 anos de idade, celebrados em 14 de janeiro, o jesuíta completaria 71 anos de Companhia de Jesus na próxima terça-feira, 28 de fevereiro.
Pe. Roque nasceu em Cerro Largo, no Rio Grande do Sul. Mesmo estado onde ingressou na Companhia no Noviciado, em Pareci Novo, e fez toda a formação inicial, a exceção do Noviciado e Magistério, em São Leopoldo. Nessa nesta última cidade que se deu sua ordenação como presbítero em 07 de dezembro de 1964.
Após a ordenação, Pe. Roque estudou Jornalismo e Cinema, tendo ampla atuação no apostolado dos Meios de Comunicação e sendo autor de inúmeros artigos e livros. Foi diretor nacional do Apostolado da Oração por dois períodos, de 1978 a 1984 e de 1992 a 2006. Esse trabalho permitiu que conhecesse grande parte do Brasil e vários países, o que o tornou conhecido nos ambientes eclesiais. A notoriedade também se deve aos programas que apresentou na Rede Vida de Televisão e na Rádio Aparecida. Desde 2018, já estava com atividades reduzidas e que foram diminuindo pouco a pouco.
A Província do Brasil se solidariza com os familiares do Pe. Roque Schneider, jesuítas e amigos.
Rezemos por esse nosso irmão.
Velório e sepultamento
O velório do Pe. Roque ocorrerá hoje (26/02) na Capela da Comunidade N. Sra. da Estrada (Rua Divinópolis, 545, na Vila Brasilina, São Paulo/SP), das 13h às 16h. O sepultamento será realizado, às 17h, no jazigo dos jesuítas no Cemitério Santíssimo Sacramento (Av. Dr. Arnaldo, 1200, bairro do Sumaré, em São Paulo/SP).