Sares é convidado para representar a Cpal em criação de plataforma do Celam

Para colaborar juntamente com o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) é reconhecido pela Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL) como uma instância impulsionadora da sensibilização socioambiental e de referência para a construção de uma sociedade sustentável.

O Sares, por meio do Pe. Sandoval Rocha, SJ, esteve com os mais de 20 representantes da América Latina para participar de uma assembleia realizada em abril, acerca da criação de uma plataforma de serviços de articulação dos processos eclesiais, promovida pelo Celam. Durante a reunião, os membros chegaram a conclusão de que a plataforma passará para uma segunda etapa de planejamento estratégico, com uma ênfase em torno da “água” . 

Doutor em Ciências Sociais e articulador do Fórum das Águas pelo Sares, o Pe. Sandoval, a convite da Cpal, participou da assembleia e, na oportunidade, discorreu sobre assuntos socioambientais relacionados à água.  

Ao comentar sobre a iniciativa da assembleia de reunir as instituições eclesiais, enfatizou a importância do tema na criação dos projetos da Igreja: “A criação da plataforma Paz, Democracia e Direitos Humanos visa articular e incentivar outras iniciativas da igreja latino-americana voltadas para a implantação dos direitos humanos e da natureza, promovendo o cuidado da Casa Comum e uma convivência justa e equilibrada dos homens entre si e com o meio ambiente.” 

O intuito da Plataforma é expandir com um caráter eclesial mais amplo, uma dimensão ecumênica e proporcionar um maior debate das temáticas que estão em evidência no mundo. Nesse sentido, o eixo da água serviu para iniciar uma etapa de ação integral orientada pelos desafios de maiores incidências, a fim de atender e acompanhar não apenas os direitos, mas também os conflitos relacionados à luta justa por água e saneamento. 

Este ano, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta para a crise iminente da água, devido ao consumo excessivo e às mudanças climáticas. De acordo com a ONU, a população urbana já sofre com a escassez de água, o que irá duplicar, segundo as estimativas. Além disso, a incidência de secas extremas ou prolongadas poderão afetar o ecossistema.  

Para colaborar juntamente com o Celam, o Sares é reconhecido pela Cpal como uma instância impulsionadora da sensibilização socioambiental e de referência para a construção de uma sociedade sustentável. Ele é um serviço articulador e aglutinador que visa potencializar iniciativas em rede, o que gerou a oportunidade de acolher o convite para participar da assembleia.  

Fonte: Pe. Sandoval Rocha, SJ

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários