Entre os dias 08 e 16 de janeiro, na Casa de Retiros Vila Fátima, em Florianópolis (SC), ocorreram os Exercícios Espirituais direcionados aos superiores religiosos da Província dos Jesuítas do Brasil. Deliberada em março do ano passado, a iniciativa representa um passo para a oração conjunta entre os superiores e maior comunhão entre os Núcleos Apostólicos.
Para orientar os Exercícios Espirituais, foi convidado o Pe. Orlando Torres, SJ, jesuíta natural de Porto Rico, amplamente conhecido dos jesuítas brasileiros, pois integrou a equipe fundadora da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (Cpal) e reside em Roma (Itália) há muitos anos, onde exerceu diversas funções na Cúria Geral e nas casas de formação romanas. Atualmente, é o orientador espiritual do Colégio Bellarmino. O Pe. Torres já visitou o Brasil em várias ocasiões, seja pela Cpal, seja em visitas oficiais como consultor do Pe. Geral para a Formação ou ministrando cursos para novos superiores.
Com seu vasto conhecimento, ele inseriu diversas passagens de documentos da Companhia – desde os clássicos até os mais recentes – em seus momentos de oração, os quais também incluíram citações de documentos do Papa Francisco. Atento ao que recomendam os diretórios de Exercícios Espirituais, suas falas não foram longas, mas profundas na proposta de oração.
Estiveram presentes 26 jesuítas, incluindo o provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, o delegado da Preferência Apostólica Amazônia (Paam), Pe. Rogério Mosimann da Silva, SJ, um dos consultores, cinco vice-superiores e 18 superiores. Além deles, o Ir. Luciano S. Kerpel, SJ, e Maria Luiza Nogueira ajudaram na organização e acompanhamento do evento.
Galeria de fotos: