Diretor da RJE fala sobre educação e formação integral na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Na tarde de quinta-feira, 12 de setembro, o diretor da Rede Jesuíta de Educação (RJE), Professor Fernando Guidini, conversou com o público sobre o tema Educação e Formação Integral na Educação Básica, na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Depois de apresentar dados da educação católica jesuíta – presente em 78 países, com 930 instituições de ensino no mundo, sendo 17 delas no Brasil -, Guidini explicou como a educação e a formação integral sempre estiveram presentes na história da Companhia de Jesus e, na atualidade, dialogam com a formação de cidadãos globais conscientes, competentes, compassivos e comprometidos.

Ao questionar por que promover uma educação integral que prepare nossas crianças e jovens para futuros tão incertos, construindo esperança, Guidini pontuou a importância de uma educação que tematiza o mundo da vida, com o debate de questões éticas e valorativas, avanços tecnológicos, crises sociais, políticas e ambientais, incertezas econômicas e mudanças no trabalho, migrações e novas cidadanias, para formação em todas as dimensões (cognitiva, espiritual, afetivo-emocional, corporal, comunicativa, ética, sociopolítica, estética etc).

Em relação à parceria escola e família, o diretor da Rede relatou algumas práticas realizadas na RJE, como projetos e a presença em associações e conselhos. “Nessa parceria família-escola, integramos excelência humana e acadêmica. Preparamos para a vida, para enfrentar desafios e contribuir de maneira significativa em nossa sociedade”, afirmou.

Por fim, Guidini explicou que a aprendizagem integral é potencializada na RJE por um conjunto de experiências oferecidas aos estudantes que exploram e enfatizam as dimensões cognitiva, espiritual-religiosa e socioemocional. São práticas que estimulam a colaboração, o pensamento crítico, a reflexão ética, o cuidado com o próximo e com a criação, a partir de um currículo vivo e com metodologias ativas, que valorizam a diversidade e a inclusão, proporcionam diálogo e escuta entre educadores, estudantes e famílias,  sempre educando em valores e a partir de um claro projeto educativo. “Vamos fazer da educação um caminho de esperança, de transformação e de construção de um futuro melhor para todos?”, convidou.

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