SJMR Brasil lança Painel de Atendimentos

O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil), acaba de lançar um novo painel de atendimentos que busca aumentar a visibilidade e compreensão do impacto de suas ações no país. O painel, agora disponível ao público, foi desenvolvido para oferecer uma visão clara e detalhada dos serviços prestados.

Durante meses, a equipe do SJMR Brasil refletiu sobre como aprimorar a visibilidade do trabalho realizado por meio dos dados coletados. “Embora já tivéssemos um painel de uso interno, decidimos transformá-lo em uma ferramenta externa. O primeiro passo foi migrar do Looker Studio para o Power BI, atualizando a plataforma,” explicou Yôkissya Coelho, analista de projetos do SJMR Brasil.

Os dados disponíveis no novo painel são extraídos diretamente da Plataforma de Ação Social (PAS), sistema utilizado pelo SJMR para armazenar informações sobre os atendimentos realizados. A transformação do painel envolveu também a padronização do preenchimento das informações pelas equipes, o que garantiu a precisão dos dados apresentados. “O painel visa justamente traduzir em números o que é realizado nos escritórios do SJMR no Brasil”, acrescentou. “Há 7 anos trabalho com dados quantitativos e qualitativos e sempre tive uma visão mais ampla, compreendendo sua importância para nos fornecer respostas. Quando assumi a área de monitoramento e dados, me comprometi a dar mais destaque ao trabalho de quem está na linha de frente”, explicou a analista responsável pela criação do dashboard.

O novo painel é projetado para ser intuitivo e apresenta informações detalhadas sobre o número de atendimentos e pessoas assistidas, com dados segmentados por faixa etária, gênero, nacionalidade e eixos de atendimento. Uma segunda página do painel oferece um perfil mais aprofundado das pessoas apoiadas, incluindo raça, nível educacional, perfil laboral e natureza da deficiência, quando existente. Além disso, uma página se dedica às interiorizações, trabalho que o SJMR implementa a partir de Boa Vista para outras cidades, também passíveis de consulta na plataforma.

Para a diretora nacional do SJMR Brasil, Flávia Reis, os principais benefícios da nova ferramenta são: transparência, acessibilidade e prestação de contas. “Ao disponibilizar essas informações de forma clara, permitimos que pesquisadores, jornalistas, acadêmicos e o público em geral obtenham uma visão mais detalhada sobre o fenômeno migratório. Além disso, parceiros e financiadores podem visualizar o alcance do nosso trabalho, incluindo o número de migrantes atendidos e as principais demandas que acompanhamos. Acredito que isso pode gerar contribuições diretas nas políticas públicas e promover um ambiente de maior acolhimento e dignidade para aqueles que estão em situação de mobilidade forçada”, afirmou.

Com essa inovação, o SJMR Brasil não apenas aumenta a transparência de suas ações, mas também proporciona uma ferramenta poderosa para a compreensão e melhoria contínua do serviço oferecido aos migrantes e refugiados no Brasil.

Fonte: SJMR Brasil

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