O Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) celebra mais um marco de sua atuação com a publicação do artigo intitulado Educação Popular e Ecologia Integral: a práxis na Amazônia, na nova edição da Revista MEB de Educação Popular. A revista, um espaço consolidado para reflexões e trocas de experiências no campo da Educação Popular, lançou este número com o tema Educar para a Cidadania Ecológica, reunindo contribuições voltadas para uma sociedade mais justa e sustentável.
Em um contexto de desafios ambientais e transformações globais urgentes, a publicação ressalta a importância de integrar a educação com a ecologia, promovendo uma visão que coloca a sustentabilidade no centro das práticas e da mentalidade cidadã. O artigo do Sares, escrito por Silvio Marques, SJ, Adriano Luís Hahn, SJ, e Mercy Soares, com a colaboração de Vera Lúcia Lourido Barreto, discute como a Educação Popular aliada à Ecologia Integral pode promover uma conscientização coletiva e participativa. Essa abordagem, inspirada em Paulo Freire, enfatiza a amorosidade, autonomia e diálogo, sendo essencial para o fortalecimento das comunidades amazônicas.
A pesquisa reforça que a Educação Popular, mais do que construir conhecimentos, procura estimular a participação ativa dos indivíduos em suas realidades socioambientais. A Ecologia Integral, alinhada a esses princípios, adota uma perspectiva holística e sistêmica para enfrentar os desafios ambientais, buscando soluções em colaboração com as comunidades locais. Esse trabalho conjunto tem como objetivo construir um futuro mais sustentável, inclusivo e justo, respeitando a pluralidade de saberes e as particularidades da vida na Amazônia.
O artigo destaca ainda a metodologia de trabalho do Sares, que privilegia o diálogo e o envolvimento comunitário. O Pe. Adriano Luís Hahn, SJ, reforça que o Sares busca “desenvolver sua missão a partir de métodos de educação popular, promovendo o diálogo e construindo soluções coletivas para as problemáticas ambientais.” Ele sublinha a importância de pensar em métodos que fomentem a consciência socioambiental e que estejam pautados pela ecologia integral e pelo cuidado com a “casa comum”, incentivando a transformação da relação entre as pessoas e a natureza.
O artigo é fruto de um processo coletivo e colaborativo, no qual a união de saberes de diferentes profissionais fortalece a missão do Sares de promover uma educação comprometida com o desenvolvimento sustentável e a justiça socioambiental na Amazônia.
Confira o artigo acessando: https://meb.org.br/wp-content/uploads/2024/10/Revista-MEB-ebook-Edicao-4-2024.pdf