home

A Companhia de Jesus e o coração de Cristo

A Companhia de Jesus não pode existir se o seu coração não estiver em sintonia com o coração de Jesus. Somos um grupo humano “com coração”, isto é, sensível, capaz de ser movido e abalado por diferentes ventos. Somos um corpo chamado a discernir os nossos sentimentos mais íntimos e a seguir o Espírito Santo que nos move por meio deles. Manter o coração da Companhia em sintonia com o Coração de Jesus é a prioridade que fundamenta e nutre a nossa missão de vida.

[…] Por meio do coração de Jesus nos é revelada a verdadeira e única face de Deus, o Deus amoroso que é todo ternura. Nós o experimentamos em sua infinita misericórdia para com os seres humanos.

O coração de Jesus é um coração transpassado pela lança do soldado, instrumento dos poderes terrenos que tentaram, e continuam a tentar, distorcer o rosto amoroso, terno e misericordioso de Deus, criador de toda a vida. […]

Renovar a consagração do corpo da Companhia ao coração de Jesus significa colocar-nos de joelhos diante do Pai. […] É abrir o coração deste corpo universal da Companhia para que Deus Pai conceda que o seu Espírito nos fortaleça interiormente e para que Cristo habite, pela fé, nos nossos corações e no coração dos a sociedade.

Aí encontramos a fonte do nosso carisma pela qual podemos estar enraizados e alicerçados no amor. Além disso, seremos capazes de compreender, com todo o povo de Deus, a largura e o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo, e experimentar aquele amor que ultrapassa todo o conhecimento humano, para que possamos ser cheios da própria plenitude de Deus. . […]

O carisma da Companhia de Jesus não se destina a si mesmo, mas sim a colaborar na missão redentora e reconciliadora de Jesus na história. É um carisma contribuir para o corpo de Cristo, que é a Igreja, chamada a pregar a Boa Nova a toda a humanidade. São Paulo exprime-o com grande simplicidade e profundidade: «A mim, o menor de todos os fiéis, foi dada a graça de anunciar aos pagãos as riquezas incalculáveis ​​que há em Cristo e de dar a conhecer a todos como este desígnio de salvação , escondida desde o início dos tempos em Deus, Criador de tudo, está se cumprindo”.

O corpo universal da Companhia, consagrado ao coração de Jesus, no século XXI, também foi enviado com outros numa missão de reconciliação e justiça. As Preferências Apostólicas Universais orientam o modo concreto como fomos enviados pelo Papa Francisco para viver e cumprir esta missão neste momento da história da humanidade. Esta semana colocamos diante dos nossos olhos a magnitude do desequilíbrio ecológico que atinge o nosso planeta, os imensos riscos que representa para a humanidade, especialmente para os pobres, e a emergência do cuidado da casa comum que começa por senti-la no coração de o corpo apostólico e abrindo-nos à conversão da nossa missão de vida em todos os níveis.

O coração de Jesus, transpassado pela lança, deseja banhar-nos com o seu sangue e a sua água. Que a nossa participação nesta Eucaristia aumente o nosso desejo de receber a graça que nos é oferecida, fortaleça o nosso enraizamento no Senhor e nos mova à criatividade apostólica na colaboração para o cuidado da nossa Casa Comum.

Fonte: Jesuits Global

Compartilhe

Últimas notícias