home

Abertura do Ano Acadêmico na FAJE

Em 6 de março, o Ano Acadêmico da FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia) foi oficialmente aberto e contou com uma programação especial. O dia teve início com uma celebração eucarística, presidida pelo padre Mieczyslaw Smyda, superior da Plataforma Apostólica Leste, da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA).

Após a celebração, o padre Álvaro Pimentel, reitor da FAJE, fez um discurso de acolhida, seguido por uma aula inaugural proferida pelo pastor luterano Rudolf Von Sinner, professor doutor da Escola Superior de Teologia, de São Leopoldo (RS).

Em seu discurso de acolhida, padre Álvaro destacou os três eixos principais de inspiração para o ano de 2017 na FAJE: a busca do bem comum, os 500 anos da Reforma Protestante, e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O reitor chamou a atenção para a riqueza do caminho que a FAJE vem percorrendo nos últimos tempos, com conquistas significativas no cenário acadêmico. Ele também ressaltou a importância de todos cultivarem o espírito da “busca do bem comum”, a partir de uma convivência respeitosa entre todas as diferentes orientações religiosas presentes na realidade da Faculdade.

A aula inaugural do Prof. Dr. Rudolf Von Sinner teve o instigante tema “Quem está no comando: Neurociência e Teologia”.  O palestrante destacou que, atualmente, nas neurociências, existem abordagens não deterministas, que permitem o diálogo com a Teologia, porque respeitam a ideia de que existe a liberdade. Segundo ele, a constatação de que nosso cérebro é um órgão relacional indica que, não sendo um órgão autômato, fechado em si mesmo, ele não poderia condicionar todos os comportamentos. Assim como o ser humano, também o cérebro é um órgão em relação com o ambiente. Nesse sentido, não seria um absurdo concebermos a Revelação como uma relação entre Deus e o Ser humano. Há algo que vai além das funções cerebrais, que é a espiritualidade. Ou seja, há que se considerar a relação entre o cérebro e o espírito; o cérebro e a liberdade humana.

A íntegra da conferência do prof. Dr. Rudolf Von Sinner será publicada na terceira edição de 2017 da Revista Perspectiva Teológica, a ser publicada pela FAJE no segundo semestre desse ano.

 

Fonte: FAJE (Belo Horizonte/MG)

Foto: Rafael dos Anjos/FAJE

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários